QUEM SOMOS - HISTÓRICO - Instituto Jetro

carregando...
Home > Quem Somos

Quem Somos

HISTÓRICO

Através da nossa história é possível entender melhor a razão de existir do Instituto Jetro – sua missão. Aqui registramos também o contexto e a inspiração que motivaram a nossa criação. Foi através deles que nossos fundadores chegaram ao nosso slogan.

O contexto

O Instituto Jetro é uma organização interdenominacional sem fins lucrativos que nasceu em maio de 2002 em Londrina – PR a partir do desafio de contribuir com as igrejas nas áreas de gestão ministerial e liderança cristã.

Nossa percepção é a de que a maioria dos pastores e líderes tem pouco acesso a informações, cursos e ferramentas a respeito de gestão ministerial. Na maioria das vezes, as escolas de teologia oferecem apenas disciplinas básicas de administração que, geralmente, não são suficientes para responder aos desafios do pastor ou líder frente aos diversos aspectos práticos e do dia-a-dia da igreja e ministérios.

Estes aspectos práticos estão relacionados com o fato de que, ao mesmo tempo em que a Igreja é "de origem divina", é também de "composição humana". Isto significa que a Igreja é um fato espiritual e um fato sociológico. Como fato espiritual a Igreja obedece, inegociavelmente, às orientações das Escrituras Sagradas. Como fato sociológico a Igreja tem satisfações a dar à sociedade, sejam estas de natureza ética, relacional, contábil, organizacional, financeira ou legal. Prova disso é que as igrejas no Brasil possuem CNPJ e devem, como pessoas jurídicas, prestar contas ao Município, Estado e União.

Tudo isto, contudo, precisa fazer sentido no que tange à nossa missão. As igrejas precisam estar mais bem organizadas, sim, não por razões empresariais, mas por razões de sua natureza missionária. Estar organizada não significa tornar-se empresa. Significa permanecer "situada no tempo e no espaço, na cultura e na conjuntura". Também anunciamos as boas-novas através do bom testemunho da igreja enquanto organização, por isso devemos pensar a missão também de forma estratégica e organizacional. Ser uma organização eficiente só contribui para o bem do organismo que somos.

A inspiração

O Instituto Jetro nasceu de duas inspirações. A primeira evoca o Salmo 78:72, que mostra um homem, Davi, escolhido por Deus por apresentar coração íntegro e as mãos habilidosas. Davi teve uma escola eclética, cuidando dos negócios de seu pai, do exército e da libertação de um povo. Em algumas versões da Bíblia a expressão “mãos habilidosas” é traduzida como “mãos experientes” ou ainda “direção com perícia”, o que deixa o texto ainda mais claro no sentido do equilíbrio entre o coração e a excelência.

Outra grande inspiração é a figura do sogro de Moisés, Jetro, que motiva o nome do instituto. Em Êxodo 18, vemos como Moisés relatou a Jetro os grandes feitos do Senhor. Apesar de impactado com os relatos do genro, Jetro observou que a forma como Moisés agia com o povo não era adequada e o aconselhou a mudar o estilo de liderança. Mesmo estando no auge do seu experiente ministério, tendo inclusive o privilégio de ouvir diretamente a voz de Deus, Moisés ouve atentamente Jetro, segue os conselhos do sogro e vê seu ministério ser transformado.

O slogan

Nosso slogan é "Pastoreando com o Coração, Liderando com Excelência". O tempo e a experiência nos mostram que a maioria dos pastores e líderes preocupa-se tão somente em ter um "coração" para Deus e exercer a liderança da igreja apenas com o foco nos aspectos espirituais. Sem deixar o coração de lado, desejamos ver a Igreja liderada com excelência também no que tange os aspectos organizacionais, visando o cumprimento de sua missão. Sentimo-nos entusiasmados quando agimos para colaborar com líderes em várias frentes de abordagem que outrora eram tabus, mas que agora estão sendo encaradas como úteis, relevantes, redimíveis e aplicáveis ao ministério cristão.

Os fundadores

Este instituto é uma iniciativa de Rodolfo Montosa e Luís Wesley.

Fundadores - Rodolfo Montosa e Luís Wesley

Luís Wesley reside desde 2005 nos Estados Unidos onde é professor de missão e evangelismo na Candler School of Theology (Atlanta) e mentor do pós-doutorado em evangelismo da mesma instituição. Atualmente não compõe a equipe do Instituto.

Rodolfo Montosa, diretor do Instituto Jetro, é diretor presidente do Consórcio União e pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina.