Como reestruturar o estatuto da igreja - Perguntas e Respostas - Instituto Jetro

carregando...

Perguntas e Respostas » Legislação e Direito


Gostaria de sugestões sobre como reestruturar o Estatuto da igreja. Nosso Estatuto é bem antigo.



A principal questão a ser analisada, antes mesmo da análise técnica (legislação), é se o Estatuto atual preenche as necessidades da Igreja e/ou se está de acordo com a forma de funcionamento (administração) da Igreja: o Estatuto tem sido um norte para o bom funcionamento da Igreja ou tem sido um peso cumprir suas exigências?

Vencido este ponto e apresentadas as sugestões para um melhor funcionamento da Igreja, passa-se à reestruturação propriamente dita do Estatuto, quando se analisa não apenas se o Estatuto em vigor atende às exigências legais, mas se igualmente está de acordo com as práticas da Igreja.

Nessa etapa, faz-se imprescindível buscar a assessoria de um profissional da área que conduzirá o processo juntamente com a liderança da igreja.

Entendemos, portanto, que os pontos a serem alterados no Estatuto dependem da análise do documento atual, confrontando-o com a legislação vigente, e da pesquisa de opinião realizada com a liderança da Igreja respondendo se o Estatuto atual está de acordo com a prática cotidiana da Igreja ou se necessita de adequações também neste particular.

Voltar