Domínio do EI sobre território do Iraque caiu de 40% em 2014 para 6,8% - Notícias - Instituto Jetro

carregando...

Domínio do EI sobre território do Iraque caiu de 40% em 2014 para 6,8%


Publicado em 12.04.2017

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) domina apenas 6,8% do território de Iraque, frente aos 40% que tinha sob seu controle no ano de 2014, informou nesta terça-feira um dirigente militar iraquiano.

O porta-voz do Comando de Operações Conjuntas, Yehia Rasul, detalhou em entrevista coletiva na capital iraquiana que em junho de 2014 o EI dominava mais de 108 mil quilômetros quadrados, ou seja, cerca de 40% do país.

Em 31 de março deste ano, esse espaço ficou reduzido a apenas 6,8%, afirmou Rasul.

A organização terrorista chegou a ter em suas mãos amplos territórios do centro, do oeste e do norte do país, inclusive a segunda maior cidade do Iraque, Mossul (norte).

Desde 2015 e durante 2016, as forças iraquianas expulsaram pouco a pouco os jihadistas das áreas que controlavam e das principais localidades, como as cidades de Faluja e Ramadi.

Atualmente, as tropas tentam de recuperar o controle de Mossul, onde lançaram uma grande ofensiva em outubro do ano passado e desde então retomaram dos extremistas a metade oriental da cidade e mais de 50% da parte ocidental.

Durante esta ofensiva na província de Nínive, da qual Mosul é capital, as forças governamentais reconquistaram a maior parte das zonas que o EI ocupou em 2014, quando proclamou um califado nos territórios que controlava no Iraque e na Síria.

Fonte: Agência EFE, 11/ 04/ 2017

O conteúdo das notícias é de responsabilidade de seus respectivos autores e veículo de comunicação, não refletindo necessariamente a opinião do Instituto Jetro.