Instituto Jetro é representante do Predictive Index - PI - Entrevistas - Instituto Jetro

carregando...

Instituto Jetro é representante do Predictive Index - PI

Entrevista com Lincoln Bonesi
Publicado em 09.03.2011

O grande diferencial das organizações de sucesso é que estas alocaram as pessoas certas nos lugares certos. Uma contratação precisa de muitas coisas para dar certo e um dos fatores determinantes para uma seleção é a definição correta do perfil desejado para o cargo. Devemos sempre lembrar que não há candidatos bons ou ruins, o que existe é o perfil adequado para o tipo de vaga oferecida e também o acompanhamento correto ou não para o desenvolvimento deste colaborador.

Há no mercado corporativo vários métodos para seleção, recrutamento e desenvolvimento dos colaboradores, entre estes o Predictive Index - PI.

Nesta entrevista, Lincoln Bonesi, especialista em Marketing, Comunicação e Negócios pelo INBRAPE e em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos pela Universidade Estadual de Londrina, líder de célula, membro da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina-PR e gerente de Recursos Humanos da União Administradora de Consórcios e Analista de PI (Sistema "Predictive Index" - Management Resources), fala sobre o uso deste sistema e o significado da representação do sistema Predictive Index - PI pelo Instituto Jetro.

 foto de Lincoln Bonesi 
O Instituto Jetro é agora, um representante do PI no Brasil. O que isto significa na prática?

Lincoln -
O significado desta representação, na prática, é que as diversas lideranças que lêem nosso site terão a oportunidade de acessar uma ferramenta de gestão de pessoas de forma completa e objetiva que não está limitada apenas no processo de recrutamento e seleção, mas também na gestão da equipe.

Então, o que significa PI ? No que consiste o sistema?

Lincoln -
Predictive Index - é um sistema de gestão executiva que mensura o comportamento, dos profissionais da organização, relacionado ao trabalho e suas necessidades motivadoras. É uma ferramenta de gestão de pessoas que nos auxilia a gerenciar equipes para obter um desempenho máximo, vender mais, de forma estratégica e mais eficaz, melhorar a produtividade em todos os níveis, desenvolver nossos futuros líderes, reter e alavancar talentos, entre outras aplicações.

Qual a segurança e validade do PI?

Lincoln -
Quando a pessoa responde de forma honesta e sincera atinge acima de 90%, e como é uma pesquisa, não existem respostas certas ou erradas, não existem perfis bons ou ruins, todos os perfis são adequados para algumas determinadas atividades, o PI ajuda a identificar o perfil mais adequado para a cadeira (vaga). Resumindo: você pode ensinar um peru a subir numa árvore, mas é mais fácil ensinar um esquilo.

A utilização do PI possibilita quais conhecimentos a respeito do empregado, suas atribuições e do seu desenvolvimento diante das atividades desempenhadas?

Lincoln -
O ideal é que façamos 80% por aptidão, assim a gente consegue trabalhar de forma realizada, feliz, de forma mais eficiente e eficaz. Mas nem sempre isto é possível, na maioria das vezes nós fazemos 20% por aptidão e 80% por atitude, que acaba nos cansando, diminuindo nossa capacidade e influenciando nos resultados. A ferramenta PI faz com que o gestor enxergue de forma bem clara aonde a pessoa executa as tarefas por aptidão facilitando e direcionando a gestão de pessoas.

Quais os benefícios da contratação de funcionários e do seu acompanhamento quando são realizados por meio do PI?

Lincoln -
O processo é feito de forma bem objetiva: o candidato ao preencher a ficha ou entregar o currículo também responde a pesquisa do PI, após a análise do PI e do curriculum o RH ou gestor vai selecionar os candidatos mais adequados ou alinhados com o perfil da vaga (perfil da vaga x perfil do candidato) para realizar a entrevista. A ferramenta PI se necessário for, pode fazer o "desenho" da vaga (PRO), o que ajuda muito no processo de recrutamento e seleção.

Além de facilitar o processo, com definições dos perfis, o PI proporciona a redução do "Turn Over" e o tempo de recrutamento e seleção, pois o processo é feito de forma mais assertiva, traz um retorno financeiro de uma perda que não é vista (o de ter pessoas que não produz tanto quanto outra poderia produzir na mesma função). Por um feeling errado, uma escolha errada, você acaba perdendo quase 6 meses, além deste tempo perdido, há o prejuízo em treinamento, salário e benefícios oferecidos para uma pessoa que não tem o perfil da vaga.

Como esta ferramenta pode ser usada nas Igrejas e Organizações sem fins lucrativos?

Lincoln -
Já existem Igrejas que estão usando a ferramenta para gestão de liderança e supervisão de células, direcionando assim bem melhor os potenciais e vagas para as atividades especificas como de jovens, missões, aconselhamento e etc..Sendo assim, possiblita condições de otimização da gestão de pessoas, processo de sucessão, resolução de conflitos, recrutamento, reposicionamento (mudança de função) e coaching. O PI também tem sido usado para contratação de funcionários.

Quais os passos para os pastores, líderes e gestores que leram esta entrevista e se interessaram no uso do PI em suas instituições?

Lincoln -
Os interessados deverão enviar e-mail para falecom@institutojetro.com falando sobre a necessidade do PI  e informações de que forma gostaria de empregar o sistema. Entraremos em contato para uma devolutiva de acordo com a necessidade específica de cada um.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
A pessoa certa no lugar certo
Trate diferente pessoas diferentes

URL: http://www.institutojetro.com/entrevistas/entrevistas/instituto-jetro-e-representante-do-predictive-index-pi/
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Instituto Jetro é representante do Predictive Index - PI
Autor: Lincoln Bonesi


Comentários