Entrevistas

Compartilhe

BlackBerry, mais que um telefone!


Já foi o tempo em que os "celulares" eram apenas telefones. De 1990 até agora, vários recursos foram agregados aos celulares e a personalização vai muito, muito além mesmo, de uma simples escolha do ringtone que agrada. Enviar e receber mensagens instantâneas, acessar as redes sociais para compartilhar instantaneamente os fatos mais recentes, navegar na web, organizar seus dados pessoais, utilizar aplicativos de localização para encontrar endereços (GPS), ouvir músicas, fotografar, assistir a clipes e gravar vídeos, tudo isto está agora na palma da sua mão, através dos smartphones.

Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu Sistema Operacional. O BlackBerry é um aparelho celular da Research in Motion que deu origem à categoria dos smartphones.

O Blackberry veio para mudar a idéia de que acessar a Internet pelo celular é algo complicado e ineficiente. Com uma série de recursos sofisticados, o aparelho pode muito bem dar a sensação de que o usuário está com um microcomputador na palma da mão. O celular tem um browser que permite fácil navegação, um botão que funciona como mouse e um teclado alfanumérico que permite a digitação de textos.

O BlackBerry Storm, por exemplo, é um modelo novo que não possui as tradicionais teclas e botões característicos dos seus modelos anteriores, possui navegação com tecnologia Touchscreen. Essa tecnologia é o grande diferencial do aparelho, ela permite que a pessoa tenha a sensação de estar pressionando a tela. Assim, fica mais fácil identificar quando uma tecla foi realmente acionada, como nos celulares tradicionais que possuem botões. O Blackberry Storm continua sendo uma grande opção para os usuários corporativos e para o público mais exigente com relação à navegação na internet e acesso a emails. Com ele, é possível receber/enviar emails de até 10 contas diferentes, abrir anexos no próprio aparelho e contar com toda a segurança necessária para proteger seus dados.

Além disso, o aparelho possui suporte a diferentes formatos de anexos, não só para áudio e vídeo, mas também os formatos mais usados, como arquivos do Office (Word, Excel e PowerPoint), PDF, imagens (FPG, GIF, etc.), ZIP, entre outros. Dessa forma, não é preciso esperar chegar ao escritório para visualizar todo o conteúdo de seus emails

Mas o que a Igreja pode ganhar com o uso do BlackBerry? Para responder perguntas como esta é que entrevistamos João Luís Simoneti, pastor-gestor da 1ª Presbiteriana Independente de Londrina, igreja no qual foi adotado o uso do blacBerry pela equipe pastoral. Ele é graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana, em Economia e Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela PUC -Rio de Janeiro. Atuou por 4 anos como adminstrador da 1ª IPI de Londrina.

 

Em sua opinião, quais as principais vantagens do equipamento?
Simoneti: As principais vantagens são a agilidade e padronização nas informações no caso do seu uso na troca de e-mails entre uma equipe. Penso que pelo custo e rapidez é um equipamento ideal para ser usado em equipe. Por exemplo: um e-mail é disparado para uma equipe, todos recebem na hora e conforme vão respondendo, são informados sobre o desenvolvimento da resposta ou solução do problema levantado. O aparelho também possui uma agenda de compromissos, acesso a internet 24 horas por dia (por um valor acessível), despertador, câmera fotográfica, gravação de video, gravação e reprodução de músicas, etc.

Você já utilizou todos os recursos que o equipamento oferece?
Simoneti: São tantos recursos que não dá tempo de usá-los sempre. O que mais uso
são aqueles mais relevantes para o meu trabalho no dia a dia, as ligações telefônicas e a troca de e-mails. Uso bastante o despertador, e as vezes a câmera fotográfica.
 
O que pessoalmente você ganhou com o uso do BlackBerry? 

Simoneti: Muita velocidade na comunicação e agilidade nas decisões.

Qual o reflexo do uso do BlackBerry no seu ministério pastoral?
Simoneti: O maior reflexo é a tranquilidade dos líderes, colaboradores, fornecedores e até membros da igreja que me mandam emails e sabem que estou recebendo na hora e que em seguida respondo. De onde estou consigo me comunicar com quer que seja na hora. Os gastos com as ligações telefônicas diminuíram bastante. 

Quais as desvantagens dos aparelhos? (está faltando algum recurso ou diferenciação na visualização,etc..)
Simoneti: Não tenho percebido a falta de algum recurso. Creio que ele tem tudo o que preciso no momento. Só às vezes que parece que ele dá um "chilique" e algumas funções não se realizam, creio que ele é muito sensível. Porém isto dura pouco tempo.
 
O BlackBerry é indicado para todo mundo ou apenas para um público com caracteristicas próprias? Em sua opinião, quais seriam estas características?
Simoneti:
 Creio que o seu uso é mais adequado pelas pessoas que precisam de agilidade e velocidade na comunicação. Também é mais voltado para o uso em equipe. O uso por uma pessoas somente, talvez inviabilize pelo custo, mas com certeza pode ser usado por lideres, gerentes, executivos, pastores, etc.
 
Quais os conselhos que você daria para pastores e líderes que querem adquirir um Smartphone? 
Simoneti:
 É um instrumento precioso, porém se não for usado com sabedoria faz do usuário um escravo. Deve haver limites para o seu uso.

Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e a fonte como: http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia também
Tecnologia para apoiar a expansão do evangelho
Tecnologia na igreja como um novo saber