Wellington Moreira - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Wellington Moreira

Wellington Moreira

Wellington Moreira

Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é especialista em Comunicação Empresarial.

Palestrantente e consultor empresarial nas áreas de Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Carreiras, também é professor universitário em cursos de pós-graduação e conferencista em grandes eventos nacionais, como o CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento).

Membro do IBCO (Instituto Brasileiro de Consultores Organizacionais), também é colunista de diversos jornais e portais de internet, bem como autor três livros já publicados, entre eles "O Gerente Intermediário" (Ed. Qualitymark, 2010), referência no país.

Diretor-executivo da Caput Consultoria, entre seus principais clientes corporativos constam organizações do porte de: Companhia Siderúrgica Nacional, OnixSat, Peróxidos do Brasil, Concessionários Scania, Atlas Schindler, Sonhart, Midiograf Gráfica e Editora, Confepar, Inusittá Ambientes Planejados, Dentalclean, Construtora Plaenge, Romagnole Produtos Elétricos, Folha de Londrina, Scriba Projetos Editoriais, Editora Positivo, Móveis Nicioli, Castrolanda, LDC-SEV, Uniodonto Brasil, Grupo Hayonik e Correios.

Conheça o site do autor


Veja os artigos de Wellington Moreira

  • Os mitos da liderança

    Liderança Geral

    Jamais deixe que suposições ou inverdades impeçam que você se veja ou atue como líder, seja no trabalho, na família ou na igreja. Algumas pessoas nascem com traços de personalidade que facilitam a liderança, mas você também pode aprender a liderar.

  • Como escrever suas metas e tirá-las do papel

    Estratégia e Planejamento

    Várias resoluções continuam apenas como intenções porque não se tornam verdadeiras metas ou as pessoas acabam gastando pouca energia em sua execução. Quero dividir alguns aprendizados sobre esse assunto que podem ser úteis.

  • Fuja das fórmulas milagrosas

    Administração Geral

    Muita gente que você conhece quer conseguir logo o que almeja ou então desiste da meta, como se o mundo fosse acabar amanhã. Ou seja, boa parte das pessoas ignoram o fato de que grandes feitos exigem renúncias, novos hábitos, consistência e disciplina.

  • A busca desenfreada por líderes perfeitos

    Liderança Geral

    Quando você vai a um bom restaurante e pede o menu ao garçom, é comum escolher uma, duas ou três opções entre os pratos do cardápio. Da mesma forma, precisamos fazer escolhas profissionais com base em nossas aptidões, interesses e metas.

  • Qual o papel que você exerce na sua empresa?

    Liderança Geral

    Quais os papéis que todo gestor acaba assumindo quando não é o tipo de condutor seguro que a sua empresa precisa? Alguns gestores agem como coadjuvantes, outros, como figurantes ou ainda, antagonistas.

  • A escala de influência da liderança

    Liderança Geral

    Ao observarmos o trabalho dos líderes que fazem parte da nossa rede de relacionamentos, logo percebemos que muitos deles ignoram a existência de uma escala de influência.Buscam a adesão das pessoas utilizando meios que as desmotivam em vez de inspirá-las.

  • Diferenças-chave entre a atuação tática e a estratégica

    Estratégia e Planejamento

    Certa vez perguntaram ao russo Sawielly Tartakower qual era a diferença entre tática e estratégia e a sua resposta foi: 'Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer'.

  • Líderes comuns e pessoas que realmente lideram

    Comunicação e Marketing

    Muita gente me questiona qual é a principal diferença entre líderes comuns e pessoas que realmente lideram? A resposta é bem simples: a forma com que eles se comunicam com os outros e consigo próprios.

  • Gente que faz o trabalho invisível

    Administração Geral

    Quem consertou o telhado? Dentro das empresas, muitos colaboradores atuam como os "consertadores de telhados" que ninguém vê. Realizam importantes trabalhos que, infelizmente, não são captados pelo radar de quem avalia o desempenho individual.

  • Os cinco níveis de influência

    Reflexão

    Existem diferentes níveis de exercício da influência. Algumas pessoas conseguem êxito em todos eles e acabam se tornando seres humanos que, literalmente, transformam o mundo. Vamos entender cada um dos níveis.

  • Os malefícios do encastelamento

    Liderança Geral

    Encastelar-se é criar um mundo à parte, no qual o líder vive preso ao conforto do escritório. Manter uma visão distorcida da realidade por ficar entocado, enquanto as coisas acontecem lá fora.

  • Quem é responsável chega mais longe

    Administração Geral

    Como boa parte das pessoas corre do ônus sem pensar duas vezes, quem o aceita abre um leque de oportunidades para a sua carreira. Incrivelmente, não tirar o corpo fora virou um baita predicado num mundo em que tanta gente quer ganhar troféu sem suar.

  • Liderar para dentro e para fora

    Liderança Geral

    Alguns líderes voltaram suas energias apenas para as tarefas que caracterizam o direcionamento da equipe de trabalho dentro das fronteiras da organização. Esqueceram o quão necessário também é liderar para fora.

  • O gestor intermediário é o gestor tático

    Entrevistas

    É preciso que o alto staff apoie os líderes intermediários de tal forma que estes se sintam apreciados e cuidados. Quando isto não ocorre os problemas de comunicação tendem a aumentar consideravelmente.

  • Não mate o mensageiro

    Comunicação e Marketing

    Diante de más notícias,muitas vezes as organizações preferem sacrificar o mensageiro em vez de se preocupar com aquilo que terão de enfrentar adiante. Esta postura de desqualificar aqueles que querem ajudá-las impede que as organizações resolvam problemas

  • As frases proibidas nas Organizações

    Gestão de Pessoas

    Quando foi a última vez que você ouviu alguém afirmar -eu não sei- ou -o erro foi meu- em sua organização? Possivelmente até tenha pensado que esta pessoa surtou ou então que se tratava de um profissional inexperiente e sem o mínimo senso de autoproteção.

  • O conflito de gerações na Igreja

    Entrevistas

    Um dos maiores desafios da Igreja está em atender as necessidades e expectativas de gerações tão diversas. Como promover um clima harmonioso com 4 gerações dentro da Igreja, cada qual achando que o seu pensamento e modo de agir são os mais corretos?

  • Gestores paternalistas

    Administração Geral

    Os gestores paternalistas fortalecem a dependência dos seus liderados e provocam outros estragos nas organizações com a sua centralização e insegurança.- O que seria de vocês sem mim? - é um mantra que evoca a todos e poucos têm coragem de desacreditar.