Samuel Costa - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Samuel Costa

Samuel Costa

Samuel Costa

Graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife-PE, Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, Doutor e Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).

É coordenador do Mestrado em Missiologia do Centro de Estudos Avançados em Missões da AMIDE. Trabalha com treinamento de lideranças pastorais sendo um dos coordenadores da Restore Brasil, em Brasília-DF.

É pastor da Igreja Presbiteriana do Encontro Vinho Novo, em Brasília - DF. http://www.encontrovinhonovo.com.br  

Editor do blog samuelcostablog.blogspot.com.br


Veja os artigos de Samuel Costa

  • Os verdadeiros pastores vocacionados

    Liderança Pastoral

    Os verdadeiros vocacionados nem imaginavam que seriam pastores do reino de Deus; foram surpreendidos por Ele para assumirem essa grande tarefa.Ficam impressionados ao perceber que Deus inclinou o coração deles para serem pregadores à frente dos redimidos.

  • Igreja relevante

    Liderança Pastoral

    Qual a relevância daquela antiga comunidade para a sua própria vizinhança? Ora, eles não apenas perderam a oportunidade de conquistar vidas sedentas do evangelho, como ainda impediram outras igrejas de fazê-lo. Seu testemunho foi trágico!

  • Mude se você quiser mudanças

    Administração Geral

    A vida muda quando resolvo - de fato - que preciso mudar, que preciso tomar um rumo diferente, que preciso sair do lugar comum. A insatisfação com o presente é só a metade do caminho, a outra metade é a atitude real pra fazer acontecer.

  • O que tenho aprendido (mais uma vez) plantando uma igreja

    Liderança Pastoral

    Ao tomarem conhecimento do projeto, praticamente todos aqueles que dizem que vão apoiar o seu trabalho nada farão por você. Mesmo assim, continue. Jamais desanime; faça sol ou faça chuva pregue a Palavra. Confira as demais dicas no texto.

  • O que tenho aprendido no ministério pastoral

    Liderança Pastoral

    Certamente muitos que se dizem pastores não o são. Pastores têm ovelhas, cuidam delas, oram por elas, sofrem por elas. O que lhes legitima como pastores é o pastorado e não o título à frente de seu nome.

  • A providência de Deus e os ninhos dos passarinhos

    Liderança Pastoral

    Deus nos sustenta, cuida de cada um de nós e providencia os meios para continuarmos vivos, até mesmo quando não percebemos sua ação em nosso favor. A providência de Deus é o lado visível de sua graça. Portanto, jamais desanime!

  • A intimidade me revela

    Gestão de Pessoas

    A maturidade cristã passa pela intimidade. À medida que cresço na vida cristã eu me torno íntimo do Senhor. É curioso que a vida cristã começa com grande intimidade com Deus, mas essa intimidade pode se perder pelo caminho.

  • Scripts sexuais do relacionamento conjugal cristão

    Entrevistas

    Como as sanções recebidas em casa,quando criança ou experimentadas no ambiente de trabalho, na igreja,escola, ou quaisquer outros ambientes sociais interferem na formação de crenças sociais e individuais (scripts sexuais) de casais evangélicos?

  • Deus, empresta-me os seus óculos?

    Liderança Pastoral

    A medíocre vida-das-mil-atividades,de jovens com alma de velho,casais vivendo um teatro para que os outros pensem que estão bem, idosos sem qualquer alegria, porque não podem se gastar até virarem pó na -obra do Senhor-.Vamos emprestar os óculos de Deus?<

  • Antes que decidam por mim

    Liderança Geral

    As decisões fazem parte do dia-a-dia.Algumas são fáceis, triviais, tão triviais que eu acabo nem percebendo.Mas, há aquelas que são difíceis e que podem mudar a minha vida. Por isso, eu é que tenho que decidir, antes que decidam por mim.

  • Pastoreando em tempos de crise

    Liderança Pastoral

    Esta é uma situação normal para o ministério pastoral, tanto com relação à igreja e membros, quanto na vida pessoal do pastor. O autor dá dicas de como pastorear em tempos de crise, estar preparado para enfrentá-los e sobreviver a eles.

  • O Brasil precisa de pastores de caráter limpo

    Liderança Pastoral

    Um pastor cujo caráter é íntegro produzirá um ministério limpo, cheio de graça e de verdade, sem nebulosidades. Não adianta ser aclamado pelos homens, mas reprovado pelo Senhor. Cabe a cada um avaliar diariamente como está o seu coração.

  • Os desafios da liderança contemporânea

    Liderança Geral

    Não há como negar que acompanhar as transformações do nosso tempo sem ser infiel ao nosso Senhor é um grande desafio para a liderança. Por outro lado, Paulo já dizia em Romanos que precisamos saber o tempo em que estamos vivendo.