Rodolfo Garcia Montosa - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Rodolfo Garcia Montosa

Rodolfo Garcia Montosa

Rodolfo Garcia Montosa

Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e Teologia pela FTSA, pós-graduado em Administração Financeira pela FGV-SP e MBA Executivo pela USP- SP.

É diretor e fundador do Instituto Jetro. Foi colunista da Revista Igreja e da Revista Saber e Fé. Fez parte dos Conselhos da Editora Mundo Cristão, e atualmente faz parte da Missão Portas Abertas e da Fundação Eduardo Carlos Pereira.

Pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina e empresário no setor de serviços, sendo diretor presidente da BR Consórcios, empresa que administra diversas marcas de Consórcios no Brasil.


Veja os artigos de Rodolfo Garcia Montosa

  • Tá difícil enxergar?

    Liderança Pastoral

    Miopia? Hipermetropia? Astigmatismo? Estrabismo? Um líder que tem a visão precisa estar atento para enxergá-la corretamente.O importante é ampliá-la e ter muito cuidado com as doenças que levam à cegueira. Ela sim pode ser fatal em seu ministério.

  • Por mais aceitação

    Gestão de Pessoas

    Surge o dilema: se confirmar sua morte fica evidente que não tem compaixão pelas pessoas. Se recusar a morte, estaria rejeitando toda a lei de Moisés. O que fazer? Enquanto todos têm sua atenção para o Mestre, Jesus volta sua atenção para a mulher.

  • Correndo a Corrida

    Reflexão

    Estamos conseguindo perceber que há uma corrida proposta em Cristo? Contudo, ao correr a corrida, sentimo-nos incapazes de alcançar a linha de chegada. O que nos atrapalha? O que nos impede?

  • Virtude ou veneno

    Reflexão

    Pessoas fracassam em sua carreira por fenômenos comportamentais. Não é curioso notar que a mesma virtude adotada em certo ambiente, torna-se defeito quando ultrapassa certos limites?

  • Antes de desistir

    Liderança Pastoral

    A primeira característica evidente dos que permanecem firmes é uma profunda convicção de seu chamamento ao ministério. Mantém acesa a chama do primeiro amor ao Senhor e nunca deixam apagar de sua memória os momentos que marcaram esse chamamento.

  • Sucesso na sucessão

    Liderança Geral

    A história bíblica está repleta de casos quando o líder chega a um momento de sua caminhada e precisa transmitir a outro suas funções e responsabilidades. Mas como podemos suceder bem e sermos bem sucedidos?

  • Gestão em tempos de prosperidade e ganância

    Administração Geral

    As pessoas perderam as boas referências para uma gestão equilibrada, justa e honesta, deixando de lado a ética e fazendo de tudo para perpetuarem-se no poder e na posição de ganhos, custe o que custar. Confira no artigo cinco práticas da boa gestão.

  • Sabedoria nos negócios

    Liderança Pastoral

    Os líderes da Bíblia instruíam seus liderados em assuntos de ordem prática. Isto nos mostra que também é papel do pastor falar de assuntos tidos como "pouco espirituais" com seus liderados, como por exemplo, os negócios.

  • Depois de um quilo de sal

    Liderança Geral

    Há uma expressão no interior que diz que "você não conhece alguém antes de terem comido pelo menos um quilo de sal juntos". Embora saibamos o quanto é difícil, é fundamental que o líder e seus liderados se conheçam bem e mantenham relações saudáveis.

  • Reações às mudanças

    Estratégia e Planejamento

    O assunto mudança não é novo e por mais que se enfrente resistência, todos devemos aprender a lidar com ele. Melhor ainda é quando compreendemos as diferentes reações possíveis dos envolvidos e preparamos uma estratégia para lidar com cada uma delas.

  • Autoridades para abençoar

    Reflexão

    Quando cumprimos nossas obrigações com as autoridades, ganhamos autoridade na vida. A isso Paulo chama de consciência. Ganhamos uma boa consciência perante Deus, nossos descendentes, diante das autoridades e diante de nós mesmos.

  • De dentro para fora

    Liderança Geral

    Todo líder está inserido em duas grandes dimensões de sua vida: uma dimensão objetiva da atividade e outra subjetiva de sua identidade. A primeira nos remete ao desempenho e a segunda ao caráter. Qual tem recebido maior peso nos dias de hoje?

  • O maior comunicador

    Reflexão

    Jesus viveu o que falou. Ele foi e é a própria mensagem personificada. Sua vida sustentava suas palavras. Depois, aqueles que escreveram sobre Ele registraram as características que o transformaram definitivamente no maior comunicador da história.

  • Tenha vitória sobre as tentações

    Reflexão

    Deus mesmo a ninguém tenta. Somos, sim, tentados por Satanás que tenta nos seduzir a partir da nossa própria cobiça. Deus também nunca permite tentações além das nossas forças, por isso, existe a real possibilidade de obtermos total vitória.

  • A essência da gestão ministerial

    Gestão de Pessoas

    Tudo começa pela escolha das pessoas certas para as funções. Parece óbvio, mas poucos conseguem critérios bem definidos para esta decisão. Alguns acreditam que qualquer pessoa pode aprender qualquer cargo. Pode até ser, mas a que custo?

  • Três práticas para enfrentar as muralhas

    Reflexão

    A geração comandada por Josué era diferente da anterior. Eles tinham seus corações preparados e dispostos a ouvir. E mais que isso, apesar de serem milhares, souberam esperar e assim puderam avançar para a vitória.

  • Princípios bíblicos sobre finanças

    Finanças e Contabilidade

    Alguns autores afirmam que na Bíblia há mais de 3 mil citações sobre o dinheiro e bens materiais. Leia neste artigo aqueles que devemos aplicar na vida pessoal, na família, na vida com Deus e no relacionamento com os outros.

  • Em busca de equilíbrio

    Reflexão

    Em meio a tantas promessas e desejos para um novo ano, qual deve ser o nosso foco? Com que enfoque devemos priorizar as atividades e obrigações de nossa agenda?

  • Gestão na Igreja de Atos

    Reflexão

    A igreja nunca teve tantos recursos financeiros, imóveis e pessoas como tem hoje em dia. Diante desta realidade precisamos de pastores que reconheçam suas limitações e focos ministeriais e que valorizem o ministério dos gestores.

  • Trate diferente pessoas diferentes

    Gestão de Pessoas

    Tratar todos os liderados de uma mesma forma significa crer que eles são todos iguais. E isto não é verdade. O que fazer então para que cada um seja tratado de maneira adequada ao seu perfil e com isso se tenha uma comunicação mais produtiva?


Página 9 de 12 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 « anterior | próxima »