Rodolfo Garcia Montosa - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Rodolfo Garcia Montosa

Rodolfo Garcia Montosa

Rodolfo Garcia Montosa

Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e Teologia pela FTSA, pós-graduado em Administração Financeira pela FGV-SP e MBA Executivo pela USP- SP.

É diretor e fundador do Instituto Jetro. Foi colunista da Revista Igreja e da Revista Saber e Fé. Fez parte dos Conselhos da Editora Mundo Cristão, e atualmente faz parte da Missão Portas Abertas e da Fundação Eduardo Carlos Pereira.

Pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina e empresário no setor de serviços, sendo diretor presidente da BR Consórcios, empresa que administra diversas marcas de Consórcios no Brasil.


Veja os artigos de Rodolfo Garcia Montosa

  • De dentro para fora

    Liderança Geral

    Todo líder está inserido em duas grandes dimensões de sua vida: uma dimensão objetiva da atividade e outra subjetiva de sua identidade. A primeira nos remete ao desempenho e a segunda ao caráter. Qual tem recebido maior peso nos dias de hoje?

  • O maior comunicador

    Reflexão

    Jesus viveu o que falou. Ele foi e é a própria mensagem personificada. Sua vida sustentava suas palavras. Depois, aqueles que escreveram sobre Ele registraram as características que o transformaram definitivamente no maior comunicador da história.

  • Tenha vitória sobre as tentações

    Reflexão

    Deus mesmo a ninguém tenta. Somos, sim, tentados por Satanás que tenta nos seduzir a partir da nossa própria cobiça. Deus também nunca permite tentações além das nossas forças, por isso, existe a real possibilidade de obtermos total vitória.

  • A essência da gestão ministerial

    Gestão de Pessoas

    Tudo começa pela escolha das pessoas certas para as funções. Parece óbvio, mas poucos conseguem critérios bem definidos para esta decisão. Alguns acreditam que qualquer pessoa pode aprender qualquer cargo. Pode até ser, mas a que custo?

  • Três práticas para enfrentar as muralhas

    Reflexão

    A geração comandada por Josué era diferente da anterior. Eles tinham seus corações preparados e dispostos a ouvir. E mais que isso, apesar de serem milhares, souberam esperar e assim puderam avançar para a vitória.

  • Princípios bíblicos sobre finanças

    Finanças e Contabilidade

    Alguns autores afirmam que na Bíblia há mais de 3 mil citações sobre o dinheiro e bens materiais. Leia neste artigo aqueles que devemos aplicar na vida pessoal, na família, na vida com Deus e no relacionamento com os outros.

  • Em busca de equilíbrio

    Reflexão

    Em meio a tantas promessas e desejos para um novo ano, qual deve ser o nosso foco? Com que enfoque devemos priorizar as atividades e obrigações de nossa agenda?

  • Gestão na Igreja de Atos

    Reflexão

    A igreja nunca teve tantos recursos financeiros, imóveis e pessoas como tem hoje em dia. Diante desta realidade precisamos de pastores que reconheçam suas limitações e focos ministeriais e que valorizem o ministério dos gestores.

  • Trate diferente pessoas diferentes

    Gestão de Pessoas

    Tratar todos os liderados de uma mesma forma significa crer que eles são todos iguais. E isto não é verdade. O que fazer então para que cada um seja tratado de maneira adequada ao seu perfil e com isso se tenha uma comunicação mais produtiva?

  • Pastores são gestores?

    Liderança Pastoral

    Há muito o que aprender e desenvolver quando entendemos que somos gestores no nosso dia-a-dia. A mesma espiritualidade demonstrada na oração, adoração e ensino deve ser vivida nas ações e decisões do cotidiano.

  • Lei: respeitá-la, ou não?

    Reflexão

    O diretor do Instituto Jetro nos leva a refletir sobre a vida do profeta Daniel e de Jesus e de que forma eles se relacionavam com a lei.

  • Entre fatos e versões

    Liderança Geral

    A versão que relatamos a respeito dos fatos está diretamente relacionada com a perspectiva através da qual vemos. O relato bíblico sobre José, filho de Jacó, tem muito a nos ensinar a respeito da importância de ter uma visão de Deus sobre os fatos.

  • Liderando uma santa revolução

    Reflexão

    Somente através do Espírito Santo nos engajamos na revolução do reino de Deus que produz mudanças radicais nos indivíduos e na sociedade. Precisamos reconhecer nossa dependência dele para que geremos vidas dinâmicas e produtivas para o reino.

  • Ministérios na "unção"

    Reflexão

    Um líder segundo o coração de Deus deve procurar e estimular que todos os liderados busquem o poder do Espírito Santo para o exercício das funções no Corpo. A Bíblia afirma que a unção está sobre todos os que estão em Cristo.

  • Líderes pacificadores

    Liderança Geral

    Este artigo traz luz a algo tão necessário nas nossas igrejas e organizações: líderes que promovam a paz. Somos chamados para discernir a falsa paz, combater aquilo que rouba a nossa paz e, mais que isso, promover a verdadeira paz.

  • Os desafios do duplo ofício

    Entrevistas

    O diretor do Instituto Jetro compartilha nesta entrevista a sua trajetória ministerial até a recente ordenação como pastor. Ele também comenta sobre como lida com o desafio de conciliar trabalho secular e ministério.

  • A eficácia de Jesus na formação de sua equipe

    Gestão de Pessoas

    Que princípios podemos extrair da experiência de Jesus em formar a uma equipe amplamente vencedora? Leia aqui de que forma Ele praticou os verbos identificar, selecionar, capacitar, direcionar, avaliar e incentivar.

  • Liberdade financeira

    Finanças e Contabilidade

    Alguém já afirmou que o Novo Testamento contém 90 passagens que falam sobre dinheiro. Esta ênfase bíblica certamente deve nortear o líder que deseja ser inspiração e exemplo para seus liderados também na área das finanças.

  • Vulnerabilidade flagrante

    Reflexão

    As mais flagrantes disfunções se tornam hábitos evoluídos e escondem-se aos olhos de quem as pratica. Mas para a sorte de Moisés e do povo, Jetro observou e questionou aspectos negativos de sua liderança. E quanto a nós? Temos nos deixado flagrar?

  • De onde me virá o sustento?

    Finanças e Contabilidade

    O Apóstolo Paulo ensinou-nos, na prática, que é possível exercer um ministério relevante, mantendo-se ligado a atividades profissionais para o sustento próprio.


Página 9 de 11 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 « anterior | próxima »