Rodolfo Garcia Montosa - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Rodolfo Garcia Montosa

Rodolfo Garcia Montosa

Rodolfo Garcia Montosa

Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e Teologia pela FTSA, pós-graduado em Administração Financeira pela FGV-SP e MBA Executivo pela USP- SP.

É diretor e fundador do Instituto Jetro. Foi colunista da Revista Igreja e da Revista Saber e Fé. Fez parte dos Conselhos da Editora Mundo Cristão, e atualmente faz parte da Missão Portas Abertas e da Fundação Eduardo Carlos Pereira.

Pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina e empresário no setor de serviços, sendo diretor presidente da BR Consórcios, empresa que administra diversas marcas de Consórcios no Brasil.


Veja os artigos de Rodolfo Garcia Montosa

  • Medo

    Liderança Pastoral

    Na Bíblia, a palavra medo aparece 563 vezes e terror aparece 116 vezes, indicando que o assunto não é um problema dos dias de hoje, mas que sempre esteve presente na história. Saiba mais sobre a formação, a sustentação e a libertação do medo.

  • Testemunho dá trabalho

    Finanças e Contabilidade

    O discurso relativista corrente, de responsabilidades como cidadãos, é criativo em encontrar inúmeros argumentos para decisões convenientes. Mas o que fazer? Testemunho dá trabalho!

  • Liderança e hipocrisia

    Liderança Pastoral

    De escriba, fariseu e louco, todo mundo tem um pouco. A expressão -ai de vós- tem tanto um sentido de denúncia, quanto de tristeza do Senhor, aponta o inevitável juízo aos que vivem a falsa religião, quanto revela o dano causado sobre os que os seguem.

  • O sonho de Jesus

    Reflexão

    Jesus estava dormindo.Qual seria o sonho de Jesus? Estaria Jesus sonhando com saudade da glória que tinha deixado para trás ou estaria Jesus sonhando com a cruz que sabia ter que enfrentar em breve?

  • Os amigos de Jó

    Finanças e Contabilidade

    A miséria conduziu Jó à plena consciência de sua dependência de um redentor e sua dor trouxe um grito de clamor pela presença de Deus: Ó Deus, só tu podes garantir o meu livramento; quem mais tenho eu para ser meu fiador?

  • A alegria de servir

    Gestão de Pessoas

    Jesus abre o seu coração e fala da sua morte iminente.Os dois discípulos,no entanto, pedem lugares especiais no reino glorioso.Essa discussão reflete a própria natureza humana. Queremos ser grandes,exercer poder,dominar recursos e pessoas.

  • Ovelhas ou bodes?

    Liderança Pastoral

    A verdadeira ovelha sabe discernir e não dá ouvidos à voz de ladrões e salteadores. Merece ser cuidada por um pastor de verdade que dará sua vida pelas ovelhas que ama ao invés de fugir quando o lobo se aproxima.

  • Igreja: Forma e Essência

    Estratégia e Planejamento

    Para falar sobre forma e essência no Reino de Deus, é necessário entender, primeiramente, que uma não sobrevive sem a outra e é imprescindível para o perfeito funcionamento dessa ou daquela. É como na vinicultura.

  • Pastores ou mercenários?

    Liderança Pastoral

    Erram os líderes da igreja local que trocam de pastores como se troca de roupa.Afinal, estão em busca de um pastor ou de um mercenário? Erram os pastores que mudam de igreja como que descontentes em busca de algo melhor.Afinal, são pastores ou mercenários

  • A ética do Reino de Deus

    Reflexão

    Toda decisão por uma determinada opção em detrimento de outra acontece com base em nosso conjunto de crenças e valores do que pensamos ser certo, ou errado. A isso chamamos de ética.O Reino de Deus apresenta uma ética própria e bem definida.

  • Oração é relacionamento

    Liderança Pastoral

    Ao invés de enxergar a oração como uma disciplina, um sacrifício, ou um esforço para se obter um prêmio, devemos compreender que a oração é o desenvolvimento de um relacionamento natural com Deus. Quando oramos, ficamos perto de Deus. Isso basta!

  • Tá difícil enxergar?

    Liderança Pastoral

    Miopia? Hipermetropia? Astigmatismo? Estrabismo? Um líder que tem a visão precisa estar atento para enxergá-la corretamente.O importante é ampliá-la e ter muito cuidado com as doenças que levam à cegueira. Ela sim pode ser fatal em seu ministério.

  • Por mais aceitação

    Gestão de Pessoas

    Surge o dilema: se confirmar sua morte fica evidente que não tem compaixão pelas pessoas. Se recusar a morte, estaria rejeitando toda a lei de Moisés. O que fazer? Enquanto todos têm sua atenção para o Mestre, Jesus volta sua atenção para a mulher.

  • Correndo a Corrida

    Reflexão

    Estamos conseguindo perceber que há uma corrida proposta em Cristo? Contudo, ao correr a corrida, sentimo-nos incapazes de alcançar a linha de chegada. O que nos atrapalha? O que nos impede?

  • Virtude ou veneno

    Reflexão

    Pessoas fracassam em sua carreira por fenômenos comportamentais. Não é curioso notar que a mesma virtude adotada em certo ambiente, torna-se defeito quando ultrapassa certos limites?

  • Antes de desistir

    Liderança Pastoral

    A primeira característica evidente dos que permanecem firmes é uma profunda convicção de seu chamamento ao ministério. Mantém acesa a chama do primeiro amor ao Senhor e nunca deixam apagar de sua memória os momentos que marcaram esse chamamento.

  • Sucesso na sucessão

    Liderança Geral

    A história bíblica está repleta de casos quando o líder chega a um momento de sua caminhada e precisa transmitir a outro suas funções e responsabilidades. Mas como podemos suceder bem e sermos bem sucedidos?

  • Gestão em tempos de prosperidade e ganância

    Administração Geral

    As pessoas perderam as boas referências para uma gestão equilibrada, justa e honesta, deixando de lado a ética e fazendo de tudo para perpetuarem-se no poder e na posição de ganhos, custe o que custar. Confira no artigo cinco práticas da boa gestão.

  • Sabedoria nos negócios

    Liderança Pastoral

    Os líderes da Bíblia instruíam seus liderados em assuntos de ordem prática. Isto nos mostra que também é papel do pastor falar de assuntos tidos como "pouco espirituais" com seus liderados, como por exemplo, os negócios.

  • Depois de um quilo de sal

    Liderança Geral

    Há uma expressão no interior que diz que "você não conhece alguém antes de terem comido pelo menos um quilo de sal juntos". Embora saibamos o quanto é difícil, é fundamental que o líder e seus liderados se conheçam bem e mantenham relações saudáveis.


Página 8 de 11 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 « anterior | próxima »