Rafael Favil Santos - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Rafael Favil Santos

Rafael Favil Santos

Rafael Favil Santos

Graduado em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Teologia pela UNIFIL (Londrina). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UEL). Possui Formação Técnica em Teatro pela Escola Municipal de Londrina e MBA em Gestão de Projetos (PMI) pelo Senai / SC. 

Possui 15 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos em médias e grandes empresas na Região de Londrina - Paraná. Há 4 anos atua como Assessor Independente de Gestão de Pessoas em Pequenas e Médias empresas de diferentes segmentos: Tecnologia da Informação (TI), Indústria, Serviços, Atacado, Varejo e Franquias.

É Consultor Autorizado do Inventário Vocacional / Ocupacional Norte Americano Career Direct® Global Edition e Personality® I.D., Consultor Autorizado DISC ETALENT® . Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching com capacitação em Behavioral Analyst pelo mesmo instituto.

Atuou como Professor de Graduação em disciplinas de Gestão de Pessoas. Atua como Professor convidado de Pós Graduação da Faculdade DeVry João Pessoa- PB.

É Pastor da Igreja Nova Aliança de João Pessoa - PB. 


Veja os artigos de Rafael Favil Santos

  • Manipulação Impressionista: agradar pessoas!

    Entrevistas

    Muitos cristãos desavisados simplesmente ainda não se deram conta de que Deus quer ser o centro de tudo o que fazemos no trabalho. O medo de ser perseguido leva muitos a procurar agradar aos homens, usando a manipulação impressionista.

  • Liderança: os diferentes estilos e seus resultados

    Gestão de Pessoas

    Basicamente os estilos podem ser classificados em: Autoritário, Democrático, Liberal e Paternalista. Cada estilo possui suas características e todos podem ser aplicados conforme a situação vivenciada.

  • Você é : Workaholic ou Worklover?

    Entrevistas

    Qual é a diferença entre Workaholic e Worklover? Você já parou para pensar se é um apaixonado pelo que faz ou viciado em trabalho? Horas a mais e atividades em excesso não são sinônimos de competência. Faça uma auto-análise!

  • A comunicação interna

    Gestão de Pessoas

    As pessoas são o início e fim de um processo de comunicação. É a necessidade que temos de falar, ouvir, compreender e agir que faz da comunicação algo indispensável. Por isso deve ter o devido tratamento dentro das organizações, independente do seu porte.

  • Responsabilidade social e a gestão de pessoas

    Gestão de Pessoas

    Ao aproximar seus colaboradores da comunidade, estes se tornarão pessoas melhores, retornando para a organização com melhores resultados, conquistados por meio da satisfação em fazer parte de uma organização socialmente responsável.

  • Atendimento pessoal nas organizações

    Gestão de Pessoas

    O ser humano como ser integral: corpo, alma e espírito, dificilmente conseguirá separar uma situação de sua vida pessoal do seu desempenho profissional. Aquele velho lema "deixe os problemas de casa do lado de fora da empresa" já foi desmistificado.

  • Entenda o que é remuneração indireta

    Gestão de Pessoas

    A remuneração indireta acontece por meio da oferta de benefícios aos colaboradores. Esses benefícios podem variar de acordo com a quantidade de pessoas envolvidas na organização e traz inúmeros retornos positivos.

  • Entenda o que é remuneração direta

    Gestão de Pessoas

    A mais conhecida forma de remuneração é a fixa, ou seja, o salário no final do mês. No entanto, uma remuneração variável pode ser uma alternativa que traz motivação e alto desempenho. Leia aqui como funciona e quais as vantagens que ela oferece.

  • Entenda o que é treinamento e desenvolvimento

    Gestão de Pessoas

    Independentemente do porte ou da área de atuação das organizações, a prática de treinamento e desenvolvimento deve ser constante. Não podemos deixar de lado essa necessidade e acreditar que o bom senso das pessoas irá levar a organização adiante.

  • Entenda o que é recrutamento, seleção e integração

    Gestão de Pessoas

    Os melhores candidatos a funcionários da igreja são aqueles atraídos por um bom recrutamento, escolhidos em um processo de seleção cuidadoso e posteriormente bem integrados à organização. São eles que irão compor equipes de alto desempenho.

  • Entenda o que é gestão de pessoas

    Gestão de Pessoas

    Se tirarmos as pessoas das organizações, o que sobra é um amontoado de móveis. Apesar de muitas vezes pessoas serem vistas como máquinas ou como parte da paisagem, elas têm necessidades e anseios que interferem no sucesso da organização.

  • Gestão de pessoas: o papel de treinamento e desenvolvimento

    Gestão de Pessoas

    Treinamento e Desenvolvimento devem fazer parte de todo ministério que busca uma melhoria constante, não somente nos processos, mas nas pessoas que os compõem. Aprende-se fazendo, mas aprimora-se treinando e desenvolvendo.