Marcone Hahan de Souza - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Marcone Hahan de Souza

Marcone Hahan de Souza

Marcone Hahan de Souza

É administrador, contador, mestre em ciências empresariais e professor. Também é autor de livros na área tributária e sócio da M & M Assessoria Contábil em Porto Alegre.

Presta serviços como contador para igrejas há mais de 20 anos, sendo também conselheiro fiscal na sua denominação.

Clique aqui e visite o site da empresa do autor.


Veja os artigos de Marcone Hahan de Souza

  • 13º Salário do Pastor

    Finanças e Contabilidade

    No ambiente das igrejas é comum surgirem algumas dúvidas quanto ao 13º Salário do Pastor. Se é devido? Se é obrigatório? Qual o valor? Qual o prazo para pagamento? Como pagar? Se há a incidência do INSS? Se há a incidência do Imposto de Renda?

  • Igrejas e Ongs devem atribuir valor ao trabalho voluntário

    Finanças e Contabilidade

    O Trabalho Voluntário deve ser reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro. Essa disposição consta na nova redação da Interpretação Técnica Geral.

  • Igrejas e o Imposto de Renda sobre aplicações financeiras

    Finanças e Contabilidade

    Destaca-se que está dispensada a retenção do imposto sobre a renda na fonte sobre rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa ou de renda variável, quando a Igreja declarar por escrito sua condição de entidade imune.

  • Igreja não pode exigir participação dos funcionários em eventos religiosos

    Legislação e Direito

    O Estado está se tornando cada vez mais laico (neutralidade religiosa) e obrigando as Instituições se portarem de forma mais laica, também. Confira o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta que o Ministério Público do Trabalho firmou com uma Igreja

  • Igrejas deverão entregar comprovantes de pagamentos

    Finanças e Contabilidade

    As Igrejas, assim como as Instituições Sem Fins Lucrativos e as demais pessoas jurídicas ou físicas que tiverem pago a pessoa física rendimentos com retenção do imposto sobre a renda na fonte estão obrigadas a fornecer os comprovantes.

  • Jornada de trabalho do pastor

    Entrevistas

    A Jornada de trabalho de pastores, a questão dos auxílios doença, férias, folga semanal e a própria prebenda, são assuntos que demandam cuidados. Como o tema proposto é carente em legislação específica, podem surgir diversas formas de entendimento.

  • Igrejas estão obrigadas à entrega do SPED contábil

    Finanças e Contabilidade

    Nova legislação determina que todas as entidades sem fins lucrativos, portanto isentas ou imunes ao imposto de renda, onde se insere as Igrejas, são obrigadas a realizar a Escrituração Contábil Digital (ECD), também conhecida como SPED Contábil.

  • Conversão e a mudança na área financeira

    Finanças e Contabilidade

    Uma pessoa convertida, que matava, não matará mais; que roubava, não roubará mais. Conversão é mudança de vida e é bem mais ampla, abrange todos os aspectos, inclusive a área financeira.

  • As armadilhas da compra a prazo

    Finanças e Contabilidade

    Nos dias atuais está muito fácil comprar a prazo. Com pequena entrada e "em suaves prestações" você compra muitas coisas. Veja as armadilhas da compra a prazo e algumas dicas para mudar esse hábito.

  • Transparência na prestação de contas da igreja

    Finanças e Contabilidade

    Entre as boas práticas que toda igreja deve incorporar está a da prestação de contas. Além de avançar na sua missão, uma igreja precisa demonstrar sua legitimidade e ter a confiança de seus membros. Veja neste artigo alguns caminhos práticos para isso.

  • Isenção, imunidade e tributação das igrejas

    Finanças e Contabilidade

    Geralmente, as igrejas não sabem se são imunes ou isentas de certos tributos. Outras vezes não sabem o valor e nem como deve ser feito o recolhimento de determinado imposto. Desejar informar-se sobre este assunto é o primeiro passo para fazer o certo.