Marcelo Quirino - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Marcelo Quirino

Marcelo Quirino

Marcelo Quirino

Graduado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Cândido Mendes. Técnico em Administração de Empresas pelo Complexo Educacional Vilar dos Telles.

Realizou trabalhos voluntários na UNESCO/Estado do Rio; na ONG Renascer, no INCA e no Governo Federal/SESI. Realizou atendimentos de Psicologia Clínica em Duque de Caxias/RJ.

É membro da Primeira Igreja Batista no Guarani - São João de Meriti/RJ há 13 anos e palestrante nas áreas de Psicologia Organizacional, Psicologia e Educação e Relacionamentos.

Atualmente é Psicólogo Clínico no Centro de Referência de Tratamento para Crianças e Adolescentes II em Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro.

Visite o site do autor.  Para contato use o e-mail.


Veja os artigos de Marcelo Quirino

  • Aconselhamento para crianças

    Entrevistas

    A sociedade com o aumento de pais divorciados, educação terceirizada para as escolas ou babás, avanços tecnológicos e o consumismo tem repercutido na saúde espiritual, mental, emocional das crianças. Sua Igreja já pensou no aconselhamento para crianças?

  • Angústia faz parte

    Gestão de Pessoas

    A angústia faz parte de nossa existência. Essa sociedade é uma real produtora de angústia. O desafio é buscar uma mente saudável. Mas, ter uma mente saudável não significa não ter angústia, stress ou dor.

  • Conflitos grupais na liderança

    Gestão de Pessoas

    Dentre as várias motivações para os conflitos grupais na liderança temos um líder destoado das necessidades dos liderados, autocrático, sem metas, mal treinado em comunicação, incompreensivo e com choque de brio com os liderados.

  • Princípio de Comunicação em Liderança

    Comunicação e Marketing

    Comportamento é Comunicação. A comunicação da liderança implica um cometimento e um compromisso que define a relação. A comunicação tem um -porque- e um -pra que- que nem sempre será condizente com o resultado obtido por conta dos ruídos de comunicação.

  • Só os humildes lideram com eficácia

    Liderança Pastoral

    Humildade para abandonar comportamentos ineficazes. Humildade para suportar autocríticas. Humildade para mudar rumo a um estado de maior capacidade de influência. Não por acaso, humildade foi o maior ensinamento do mestre.

  • A autoestima no ministério pastoral

    Gestão de Pessoas

    A autoestima é o que permite Cristo tomar o caráter do crente e aperfeiçoá-lo.Você preza tanto por si mesmo que quer o melhor para si: Cristo. Logo, esvazia-se de si mesmo para parecer-se com Cristo. É um aparente paradoxo.

  • Motivações ocultas dos liderados

    Gestão de Pessoas

    Vejo muitos líderes se perderem nisso. Talvez por espiritualizarem tudo, tornarem as coisas frias demais na gestão, esquecendo-se de aspectos psíquicos ou até mesmo por falta de habilidade de ler essas motivações ocultas de suas ovelhas.

  • Psicopatologias da confiança na liderança

    Gestão de Pessoas

    Confiança é uma certeza sobre alguma coisa. Em alguns grupos cristãos essa certeza é embasada biblicamente, enquanto noutros, em mecanismos psicopatológicos na relação do liderado com um líder carismático e centralizador.

  • As leis do fenômeno liderança

    Liderança Geral

    Como todo fenômeno, a liderança é também multideterminada. Isso significa que não basta meia-dúzia de fatores para produzi-la. A liderança é determinada pelas mais diversas condições, como o meio ambiente, as pessoas, os fatos e a cultura.

  • A Função de Escuta e o Papel de Aconselhamento na Liderança

    Comunicação e Marketing

    O líder precisa saber escutar integralmente .Ofereça um clima de escuta sem censura, com empatia, aceitação total e interesse. Escutar é uma ciência e possui princípios que devem ser seguidos para que haja eficiência no processo.

  • As sete dimensões da liderança

    Liderança Geral

    O fenômeno da liderança acontece sobre algumas dimensões básicas que devem ser observadas por quem objetiva influenciar. Toda liderança possui essas dimensões, o que fazer em cada dimensão é o que gera o sucesso.