Ivan Postigo - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Ivan Postigo

Ivan Postigo

Ivan Postigo

Graduado em Economia pela FMU e em Contabilidade pela Faccas, Pós- graduado em Controladoria pela USP.

Atuou como executivo nas áreas fabril, administrativa-financeira, marketing e vendas, acumulando por vários anos as funções de diretor financeiro e comercial.

Ministra cursos, workshops e treinamentos, com forte direcionamento de campo para vendedores e representantes comerciais, além de trabalhos motivacionais e liderança.
É idealizador e formatador dos trabalhos apresentados na "ESCOLA DO EMPREENDEDOR".

Autor do livro: "Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas", destinado a formação de profissionais para a área comercial das empresas.

Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios

Diretor de Gestão Empresarial da Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

Conheça o site do autor.


Veja os artigos de Ivan Postigo

  • A arrogância é o tapete da sala da incompetência

    Administração Geral

    A escada do conhecimento exige, sempre, que os envolvidos desçam alguns degraus para que juntos possam retomar a caminhada. Nesse ponto é que a altivez, a soberba, a vaidade, impedem a possibilidade de aprendizado ou a aceitação de ajuda para solução.

  • Às vezes, simplesmente não dá certo

    Estratégia e Planejamento

    Você fez tudo o que sabia, podia e lhe aconselharam, mas não deu certo? Qual é sua reação, procurar motivos, não é? Queremos de todas as formas encontrar o motivo do fracasso. Às vezes há um motivo, às vezes milhares. Às vezes, simplesmente não dá certo!

  • O sucesso é de vidro, o fracasso de aço

    Administração Geral

    A estrutura da vida é feita pela armação de aço do fracasso e pela proteção de vidro do sucesso, que a envolve. Olhando através da transparência do sucesso, podemos ver as imagens do fracasso, indubitavelmente.

  • A roda que roda a roda

    Administração Geral

    Há que se ter um movimento em direção ao crescimento, resgatando valores e crenças. Sem isto, perdemos as raízes. Resgatar é voltar. Movimento cíclico que nos sustenta por sabermos quem somos e para onde vamos.

  • Saber ajuda fazer, ignorar permite mudar

    Administração Geral

    Quem trabalha com experimentos sabe que mais erramos do que acertamos. Quantos trabalhos não demandam centenas, quem sabe milhares de teste para que se encontre uma resposta positiva? Testes negativos são fracassos? Não para a mente investigativa.

  • Gestão de crise ou crise de gestão?

    Liderança Geral

    Um bom vento pode levar nosso barco a atravessar oceanos ou pode nos arremessar nas pedras. O vento é uma situação a ser administrada, portanto uma crise,e a forma como ajustarmos as velas nos dirá se estamos gerindo uma crise ou estamos criando uma crise

  • A dor do desafio, o desafio da dor

    Liderança Geral

    Ninguém ganha músculos por se exercitar vinte e quatro horas sem parar, mas se praticar uma hora por dia, durante vinte e quatro dias, terá um excelente resultado. Os ganhos precisam ser contabilizados, para que se acumulem.

  • Buscar profissionais certos ou treinar certos profissionais?

    Gestão de Pessoas

    Como promover um recém-chegado, preterindo um colega, que há décadas sonha com uma determinada posição, ainda que todos os fatores indiquem que a escolha certa seja o novato? Buscar profissionais certos ou treinar certos profissionais é complexo.

  • A tecnologia como fator alienante?

    Tecnologia e Informática

    Sabe-se que a industrialização, em seu nascedouro, já havia chamado a atenção dos sábios, que advertiam sobre a alienação que acompanha a vida moderna. Estamos nos alienando cada vez mais ou o novo homem continua com a velha cisma?

  • Um problema de gestão: Negligência ao óbvio

    Administração Geral

    Criamos situações que nos causam dificuldades, por pura falta de disciplina, sem nos darmos conta de quanto isso nos custa. Grande parte das dificuldades é gerada pela falta de organização, simplesmente por negligenciar o óbvio.

  • Projetos e a síndrome do cronograma inflamado

    Estratégia e Planejamento

    Se você trabalha com projetos, quantas vezes alguém se manifestou antes de estourar o prazo? A passos lentos as tarefas não terminam.É a síndrome do cronograma inflamado. Momentos de verdade são transformados em momentos de perdão e empurração.

  • Marca: na mente ou no coração

    Comunicação e Marketing

    A marca da sua Instituição/produto carrega em si a ilusão da promessa de ser o passaporte para o sentimento de realização. Há uma identificação do público com a marca. Que lugar a sua marca ocupa? A mente ou o coração do seu público?

  • A outra face da liderança

    Liderança Geral

    É interessante como as pessoas gostam de tratar liderança como algo natural e positivo. A verdadeira face da liderança é exercê-la, também, quando riscos existem e preços precisam ser pagos. Qual o maior preço que você pagaria por sua liderança?

  • Metanóia e o impulso na gestão empresarial

    Estratégia e Planejamento

    A palavra metanóia quer dizer mudança de mentalidade. Para os gregos tem um significado especial como ir além, passar além de, ultrapassar, exceder, elevar-se acima de, transcender. Meta, como acima ou além; e nóia, vem de nous, mente.

  • A dança da chuva

    Reflexão

    Há muitas adversidades na vida dos líderes,assim como na dos liderados. Nestes momentos o que realmente faz diferença é a atitude que tomamos:caminharemos ou deixaremos a situação nos paralisar?Avançaremos para cumprir a missão de Deus ou desistiremos?

  • Decisão ou reação, instinto ou intuição?

    Liderança Geral

    Poucos ou nenhum de nós escapará de momentos em que diremos algo mais ou menos assim: Estou arrependido!Comece a analisar suas atitudes e observe se está decidindo ou reagindo e se "quem fala mais alto" são seus instintos ou suas intuições.

  • Curriculum, competência e o emprego desejado

    Gestão de Pessoas

    Quer esteja você procurando novas oportunidades ou não, sempre se depara com o assunto curriculum. Os modelos são variados, as teses sobre o que deve integrá-lo também.O que você deve colocar ou omitir em seu curriculum?