Ernesto Artur Berg - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Ernesto Artur Berg

Ernesto Artur Berg

Ernesto Artur Berg

Ernesto Artur Berg é administrador e sociólogo, com pós-graduação pela FGV de Brasília. Comandou a área de Desenvolvimento Gerencial do Serpro em Brasília, e foi Consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

Sócio-diretor da Berg & Cia., empresa especializada em desenvolvimento organizacional e de recursos humanos.

Prestou consultoria e conduziu cursos e seminários para mais de 400 empresas, como: Petrobras, Coca-Cola, Embratel, Correios, Citibank, Cia. Vale do Rio Doce, Bosch, O Boticário, Siemens, Renault, Unimed, Banco do Brasil, Caixa Econômica.

É autor de 10 livros, dentre os quais Negociações Inteligentes, Manual do Chefe em Apuros, Quem Roubou o Meu Tempo? e Explosão de Idéias.

Conheça o site do autor


Veja os artigos de Ernesto Artur Berg

  • O extraordinário poder da autoestima

    Gestão de Pessoas

    É muito fácil se dar bem com pessoas de elevada autoestima, pois são, habitualmente, pessoas simpáticas, abertas ao diálogo e dispostas apoiar os outros. Quando cometem um erro admitem o erro e não se sentem ofendidas quando criticadas ou censuradas.

  • Criatividade e inovação

    Administração Geral

    Criatividade e inovação exigem trabalho; elas não gostam de indivíduos preguiçosos e sonhadores. Juntas, elas representam a garantia de sobrevivência e a ascensão de pessoas e empresas. Isoladas, podem representar o fracasso delas.

  • Como lidar com funcionários de temperamento difícil

    Gestão de Pessoas

    Pessoas difíceis dificultam o atingimento de metas, absorvem seu tempo e energia, atrapalham no relacionamento da equipe e, frequentemente, são causadoras de conflitos, mesmo que às vezes não o queiram.Saber trabalhar com elas é uma habilidade gerencial

  • 4 atitudes nocivas que sabotam qualquer acordo

    Administração Geral

    Existem visões distorcidas sobre negociação utilizadas por algumas pessoas porque acreditam que estão sendo espertas, ou porque creem equivocadamente ser essa a forma natural de negociar. Elas até podem funcionar no curto prazo, mas são desastrosas.

  • As 5 formas de administrar conflitos

    Gestão de Pessoas

    Uma das mais eficazes maneiras de administrar conflitos é o método criado por Thomas e Kilmann, os quais propõem 5 formas de gerenciar conflitos. Afirmam que o comportamento de uma pessoa pode ser enquadrado em duas dimensões: assertividade e cooperação.

  • Como fazer do tempo seu grande aliado

    Estratégia e Planejamento

    O que realmente faz a diferença entre os indivíduos é o que eles fazem durante essas 24 horas, dia após dia, semana após semana, ano após ano. A qualidade do uso do tempo é que determinará se você será produtivo ou improdutivo, vencedor ou perdedor.

  • Todos têm aptidão para liderar

    Liderança Geral

    A grande diferença entre verdadeiros líderes e falsos líderes, é que os verdadeiros líderes assumem um cargo não pelo que possam ganhar, mas pelo que possam dar. Estudos revelaram quatro características de um líder. Confira!

  • Cristo, o Grande Comunicador

    Comunicação e Marketing

    Cristo fazia da comunicação um de seus alicerces. Comunicação ampla, em todos os sentidos, porque ele não apenas comunicava-se com as massas, como também com seus discípulos e, sobretudo, com Deus, fonte de toda sua sustentação e poder.

  • 9 coisas importantes ao administrar conflitos

    Gestão de Pessoas

    Gerenciar a maneira como expressamos os sentimentos de raiva é fundamental para convivermos pacificamente com os outros, e também essencial para administrar conflitos.Lembre-se: administramos os conflitos ou os conflitos nos administram.

  • Cristo e o poder da liderança

    Liderança Geral

    Cristo foi o maior de todos os empreendedores. Lançou as bases da multinacional de salvação das almas e restituiu ao ser humano a dignidade perdida. Ele agiu rápido, pois era um homem de ação, de resultados práticos. Fez em 3 anos e meio e partiu.

  • Perfeccionismo: este mal ainda pode acabar com você

    Liderança Geral

    Claro que um certo grau de perfeccionismo não só é desejável como necessário, para não cair no extremo oposto do relaxamento negligente. Entretanto, é preciso bom senso e autodisciplina para não ultrapassar os limites da coerência.

  • Cristo e a Administração do Tempo

    Administração Geral

    Cristo sabia da importância do tempo como fator determinante na busca de resultados. Sabia que o seu tempo para a divulgação da boa nova era restrito. Somente 3 anos e meio para pregar a mensagem, arregimentar discípulos e estabelecer os seus princípios.<

  • 10 Dicas Fundamentais para Liderar Equipes de Alto Desempenho

    Liderança Geral

    Equipes realizadoras e positivas são comandadas por líderes positivos. Entretanto, é preciso entender que equipes eficazes não se formam da noite para o dia. Certos passos importantes devem ser seguidos. Veja as 10 dicas fundamentais.

  • As 4 palavras mágicas do relacionamento humano

    Gestão de Pessoas

    Utilizá-las é uma atitude que temos de adotar todos os dias até integrá-las automaticamente ao nosso comportamento. Quando as usamos demonstramos, não apenas, sentimento de consideração pelos outros mas, sobretudo, de boa educação e humildade.

  • 8 Dicas Fundamentais para Superar Impasses

    Gestão de Pessoas

    Muitos impasses são provocados por situações que, à primeira vista, passam despercebidos. Por exemplo: local ou horário inadequado, pessoas ou comportamentos inadequados. Negociações que começam por assuntos conflitantes tendem a emperrar, também.

  • As 12 características das pessoas altamente criativas

    Administração Geral

    Nenhum profissional é capaz de fazer contribuições expressivas sem que tenha conhecimento de inúmeros outros assuntos paralelos à sua especialização. Sem estudo e aprendizagem contínuos em áreas diferentes, é impossível produzir resultados criativos.

  • Como motivar você e sua equipe

    Gestão de Pessoas

    Como gestor, você deve saber motivar a si mesmo e aos outros. A automotivação é uma questão pessoal. Quanto a motivar a equipe, na verdade, é preciso ficar claro que nenhuma pessoa motiva outra, apenas fornece instrumentos para que ela se automotive.

  • O que são Relações Humanas?

    Gestão de Pessoas

    Estudos mostram que apenas 15% do sucesso das pessoas deviam-se à competência técnica e habilidade no trabalho. Os outros 85% do sucesso eram fundamentados na personalidade e, sobretudo, na habilidade de saber relacionar-se com pessoas.

  • Os 8 maiores bloqueadores da criatividade

    Estratégia e Planejamento

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e sedimentos pessoais. A simples consciência desses bloqueios já ajuda a eliminar muitos deles, mas há outros, mais complicados, que estão enraizados.

  • Os alicerces da criatividade

    Estratégia e Planejamento

    É bom lembrar que ninguém nasce campeão de natação: é preciso treinar dura e repetidamente. Da mesma forma, a criatividade pode ser treinada e desenvolvida, e como resultado disso surge a inovação, fruto da engenhosidade do ser humano.


Página 1 de 2 0102 « anterior | próxima »