Enoque Caló - Autor - Instituto Jetro

carregando...
Home > Autores > Enoque Caló

Enoque Caló

Enoque Caló

Graduado em Finanças com especializações em Controladoria e Finanças pela UNICSUL-SP e Gestão Empresarial pela FGV-RJ;

Preletor de Seminários e Palestras na área Financeira voltados para o terceiro setor, escolas e Indústrias.

Atua na área financeira desde 1994 e tem desenvolvido um trabalho como conselheiro financeiro para famílias e empreendedores.Formado pela Universidade Da Família no Curso Crown.

Junto com sua família Pastoreia o TBC Núcleo Tatuapé.

É jurado do Prêmio Areté de Literatura Cristã desde 2008.

Para entrar em contato com o autor acesse caloconsultoriafinanceira@gmail.com


Veja os artigos de Enoque Caló

  • Perigo: barcos cheios e barcos vazios

    Finanças e Contabilidade

    Assim como podemos morrer com os barcos cheios por ter dificuldade em repartir com os barcos vazios, os donos dos barcos vazios também poderão morrer por falta de provisão. Por isto o alerta serve para os dois grupos.

  • José: o administrador radical

    Finanças e Contabilidade

    José, o administrador contratado por Faraó para gerenciar uma crise econômica financeira de grande escala, nos ensina quatro lições necessárias para aplicarmos no tempo de turbulência financeira.

  • Quem pode nos dar uma mão?

    Gestão de Pessoas

    Quem pode nos dar uma mão? Será que realmente teremos necessidade de ajuda? Ou quem estará disponível para nos socorrer na hora do aperto? Ao longo da nossa existência teremos a necessidade do suporte de um terceiro.

  • Como temos usado nossas mãos?

    Reflexão

    Lembro-me dos Salmos 24, quem subirá ao Santo Monte do Senhor? Em tudo, tudo mesmo, tem a presença das nossas mãos e o grande desafio é este: Como usaremos as nossas mãos?

  • A importância do queneu em nossa trajetória

    Reflexão

    Estamos dispostos a pedir ajuda, auxilio para trilhar caminhos desconhecidos? Ao longo da caminhada cristã seremos testados no grau de orgulho que temos em pedir ajuda, ou ignorar e continuar trilhando um caminho desconhecido.

  • A importância de dividir as atribuições

    Administração Geral

    Aprendo que muitos líderes podem estar fazendo ou agindo em causas nobres porém de maneira errada. Como nos sentiríamos se uma pessoa estranha das nossas conquistas dissesse em alto e bom som: Não é bom o que fazes !

  • A motivação da doação

    Finanças e Contabilidade

    Ao longo do nosso ministério poderemos receber presença de "Naamãs" com presentes caros e significativos. O grande desafio será ter a mesma atitude de Eliseu em saber pesar a motivação da doação.Todo momento ou tempo será tempo de receber?

  • O patrimônio e os relacionamentos

    Finanças e Contabilidade

    Preferimos perder as pessoas a perder o patrimônio. Mas Jacó nos ensina que podemos usar o patrimônio para criar pontes, para reatar os relacionamentos numa proposta onde a pessoa é mais importante do que os bens.

  • Informação: prestação de contas do líder

    Liderança Pastoral

    Não esconda informação no intuito de usá-la como seu trunfo para surpreender seu liderado, mas mantenham uma linha de comunicação transparente, mesmo quando a mensagem tratar sobre um assunto negativo.

  • Liderança que não abandona

    Liderança Pastoral

    Aprendo que mesmo depois de ter investido tantas horas nos discípulos, vários churrascos de peixes, tantos milagres vividos juntos, Cristo não abriu mão das ovelhas e vai pessoalmente à busca,demonstrando este extraordinário exemplo de liderança saudável.

  • Como reagimos diante das palavras depreciativas?

    Comunicação e Marketing

    Quando Davi chega ao front de guerra levando alimentos para seus irmãos e queijos para os oficiais, ele recebe uma abordagem bem negativa de seus irmãos. Como reagiu?

  • Não terceirizar o cuidado

    Estratégia e Planejamento

    Jacó nos ensina uma lição preciosa: Não terceirizar o cuidado essencial de proteção. Pois muitas vezes somos motivados pelo desespero e cuidado da vida a terceirizar esta importante função, principalmente nós, pais e líderes.

  • Não conseguiu ser pastor de multidão

    Liderança Pastoral

    Pastor de multidão, quanto tempo tem investido em tratamento individual, em tratamento pessoal? Seria possível deixar de ministrar uma reunião para centenas ou milhares de pessoas para investir em uma única pessoa?

  • Tripé da Liderança Saudável

    Liderança Geral

    Moisés recebeu instruções do que fazer ao seu sucessor. São 3 verbos: Dar ordem, encorajar e animar! Chamo-os de tripé da liderança saudável. Como você tem usado este tripé em seu ministério? Prepare seu sucessor!

  • Investindo seus recursos

    Finanças e Contabilidade

    O que temos em nossas mãos? No que devemos investir? Conheça algumas características de um ministério transparente, como as finanças fazem parte deste e qual o papel dos recursos para o seu desenvolvimento.

  • Prestação de Contas

    Finanças e Contabilidade

    A criação humana foi gerada por Deus para o relacionamento e prestação de contas. Perceba que ao cair da tarde Deus visitava Adão e neste relacionamento havia uma prestação de contas do ocorrido durante o dia.

  • Quem cuidará das ovelhas em nossa ausência

    Liderança Pastoral

    Percebo o cuidado, a destreza que Davi tinha com as ovelhas de seu pai, quando recebeu o convite para sair do campo, dos estrumes de ovelhas para pisar nos mármores do palácio, porém não esqueceu de deixar suas ovelhas sobre o cuidado de outro pastor.

  • A estratégia de José

    Estratégia e Planejamento

    Estas escolas foram importantes para treinar e habilitar José para um projeto maior: a cisterna vazia, o caminho que percorreu como escravo dos Ismaelitas sendo um produto que seria negociado e a cadeia.

  • O Sommelier de Susã

    Estratégia e Planejamento

    O que a história de Neemias, o sommelier de Susã, tem a nos ensinar? Um grande projeto de reconstrução que exigiu oração, planejamento, metas,comunicação eficaz,administração financeira, liderança, distribuição de tarefas e sobretudo uma causa para lutar.

  • Modelo de administração transparente

    Finanças e Contabilidade

    Cremos que todo gerenciamento de projetos que se utiliza da instrução do Senhor, homens convocados e habilitados por Ele e que pratica a administração transparente, terá êxito. A informação gera confiança, eis o modelo.