Visão além do alcance - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > Visão além do alcance

Visão além do alcance


Publicado em 19.10.2008

2 Reis 6:8-17

Quando adolescente, gostava de assistir ao desenho dos Thunder Cats. Lion, o líder do grupo, tinha uma espada que lhe dava visão além do alcance. Assim, se o inimigo atacasse sua fortaleza ou se um dos seus companheiros estivesse em apuros, ele podia ver através da espada e se antecipar na defesa ou prestação de socorro. A Bíblia é a “espada justiceira” que nos dá visão além do alcance.

Visão além do alcance por meio da fé

Hebreus 11:1 define assim a fé. “Fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (NTLH). Acrescento, não podemos ver com a visão natural, mas podemos ver com a visão espiritual.

A fé é a poderosa “lente” que nos capacita a enxergar o que pessoas com visão natural não podem. E, enquanto elas se desesperam ou desistem, nós prosseguimos certos de que vamos receber o que esperamos.

Visão natural e visão espiritual

Lembra-se do servo de Eliseu? Ele tinha visão humana. Com a visão natural ele vê o exército inimigo e um grande problema. Fica assustado, desesperado, não vê saída. E a visão espiritual de Eliseu? Com a visão espiritual ele vê o exército de anjos prontos para pelejar. Esta visão espiritual lhe dá paz, coragem e vitória.

Qual visão é a sua? Talvez tenha de orar pelos seus liderados como Eliseu orou por seu servo, pedindo ao Senhor que abra a sua visão espiritual, e assim mudar o foco: do inimigo que te cerca para o Senhor que te protege.

Contrastando as visões

O povo de Israel olhou para trás quando saía do Egito e viu o exército de Faraó lhes perseguindo, para os lados montanhas, para frente o mar... então, pensaram ser o fim. Moisés, entretanto, via um caminho sendo aberto por Deus no meio do mar.

No deserto Deus mandou Moisés enviar doze espias para avaliar a terra que iriam conquistar (Números 13 e 14). Após quarenta dias eles voltam trazendo o relatório. Dez deles relatam ter visto gigantes e a impossibilidade de conquistar a terra o que levou o povo a murmurar contra Deus. Em conseqüência, todos são condenados a peregrinar quarenta anos pelo deserto até morrer, sem entrar na Terra Prometida. Josué e Calebe relataram algo diferente. Eles viram uma terra maravilhosa com frutos enormes, que daria para alimentar seu povo e tinham certeza que os gigantes nada eram diante de Deus. Por conta desta visão são os únicos a entrar na Terra Prometida.

O exército de Israel via um gigante que lhes desafiava e aterrorizava. Davi vê a oportunidade de glorificar a Deus e derrota o gigante (1 Samuel 17:45-47).

Os discípulos de Jesus viam uma multidão faminta, uns trocados na bolsa e alguns pães e peixes. Jesus vê a oportunidade de alimentar uma multidão.

O que faz pessoas olharem na mesma direção e verem coisas diferentes? A visão espiritual. Não é em vão que todos os gigantes de Deus tinham grande visão espiritual.

O Senhor pode abrir nossa visão

É possível ser discípulo de Jesus e não enxergar as realidades espirituais. O Senhor que tira a visão humana dos soldados sírios e abre a visão espiritual do servo de Eliseu pode abrir seus olhos.

Conta-nos Lucas que dois discípulos caminhavam tristes, cabisbaixos, derrotados (24:13-32). A morte de Jesus lhes tirou a esperança. Então o Senhor aparece e passa a caminhar com eles. Mas estavam tão cegos que não reconheceram Jesus e continuaram tristes, cabisbaixos, derrotados.

É possível caminhar com Jesus sem lhe reconhecer e prosseguir triste, derrotado, centrado nos problemas, vencido pelas circunstâncias. Quando a cegueira espiritual é grande, a presença do Senhor não traz alegria.

Jesus precisou abrir os olhos daqueles discípulos para que lhe reconhecessem (v. 31). Somente assim viram o Senhor ressuscitado e ficaram felizes, entusiasmados e com o coração abrasado.

O que te falta? Ter os olhos espirituais abertos para contemplar o Senhor que caminha ao seu lado? Para ver que ele te carrega no colo nas horas difíceis e por isso só duas pegadas na areia?

Talvez esteja vendo a pequena igreja, o ministério infrutífero. Mas é isso que o Senhor está vendo? É isso que ele quer que você veja?

Você precisa de visão além do alcance

Ore e peça àquele que abriu os olhos do servo de Eliseu para te dar visão além do alcance. Ele vai mudar seu foco e você vai ver um caminho sendo aberto no meio do mar ao invés das montanhas que te cercam ou do inimigo que te persegue.

Jesus quer te dar visão espiritual, através da espada do Espírito, para que você veja além das circunstâncias e, juntamente com a igreja, seja vitorioso.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/visao-alem-do-alcance.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Visão além do alcance
Autor: Jair Souza Leal

Mais Lidos

carregando...

Comentários