Existe esperança - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > Existe esperança

Existe esperança


Publicado em 06.09.2011
Você já parou para pensar exatamente o que significa esperança? Ela existe mesmo? Ou é apenas um tema recorrente dos poetas, pastores, teólogos, religiosos, místicos, apaixonados, ou quem sabe, dos tolos e fracos?

Penso que assim como é impossível movimentar uma frota de automóveis, de aviões, de navios, ou de qualquer máquina de motor a combustão, também é impossível imaginar o ser humano vivendo e movendo-se sobre a Terra sem esperança!

Eu creio que a esperança é o combustível da alma. Nosso ser interior é dirigido pela esperança, pela perspectiva que no futuro será melhor, por isto entendo que Deus criou o dia, a noite e as estações do ano. À noite, sempre ao deitar para dormir, o fazemos com a esperança de um novo amanhã de um dia melhor. Podemos nos lembrar sempre que depois de um rigoroso inverno, vem a primavera. Existe um belo versículo na Bíblia que diz: "...o choro pode durar uma noite, mais a alegria vem pela manhã" - Salmo 30.5. Isto é esperança! Você precisa mais de esperança para viver do que possa imaginar.

Sem a esperança tudo para; tudo fica congelado, incolor, como um dia sem o amanhã. A esperança nos faz pensar no próximo minuto da vida, no próximo passo, na próxima oportunidade, na próxima estação. A esperança é uma inspiração para nossos dias, ela fecunda nossos sonhos. Na verdade, a esperança e a vida se confundem porque não podemos desassociar a ideia de vida sem esperança.Vida é esperança!

Com grande propriedade o apóstolo Paulo afirmou em sua carta aos Romanos 5.5: "A esperança não decepciona". Com ela a ordem emerge do caos, com ela as dores são suavizadas e a morte perde seu poder.

A esperança é amiga da paciência, é filha legítima da fé, é irmã inseparável da perseverança e prima da determinação. Talvez, por isso, a esperança tenha ganhado o adágio popular: "A esperança é a última que morre." Ter esperança portanto é a condição primária para você se tornar uma pessoa verdadeira e estável, sem ela, diante de as naturais adversidades da vida, você tenderá a desanimar, a esperança nos renova e faz reagir com estabilidade, diante dos dias instáveis, devido a isto, uma pessoa sem esperança já é um perdedor. Você precisa dizer para o seu fracasso que existe uma esperança, e que você dará a volta por cima e não desistirá.

Ter esperança é manter a luz acessa, é não se curvar diante da escuridão, é conseguir enxergar, quando não se pode ver quase nada. É olhar para dentro de si e não perder os sonhos de vista. É ver-se quando ninguém mais percebe, é esforça-se para manter-se vivo, respirando contra tudo que conspira em oposição a você.

E de onde vêm a nossa esperança? Nossa esperança tem uma fonte: o Senhor! Como está escrito: "Esteja sobre nós o teu amor, SENHOR, como está em ti a nossa esperança."- Salmo 33. 22. A essência da fé não é a religião, isto é sobre homens, a esperança é sobre Deus, é algo de Deus aos homens, um presente dos céus. Por isto o inferno é o pior lugar para o ser humano, lá não existe perspectiva, isto é: esperança. Sempre será ruim e pior a cada dia.

Quem ama, quer viver; quem vive, precisa de fé e esperança. Todavia, acredite, é impossível manter a esperança sem fé, deseje uma fé sobrenatural em Deus, através de Jesus Cristo, o salvador, e você receberá uma viva esperança, que resiste e sobrevive a dias difíceis, ao luto, à dor, à perda e às tristezas profundas, porque justamente esta é a função divina da esperança neste mundo, alimentar o nosso coração!

Mesmo que você esteja vivendo dias em que quase perdeu a esperança; que no pós-carnaval tenha descoberto uma traição, que o dinheiro tenha acabado, que a ilusão da folia trouxe à realidade da perda, que o vício tomou lugar da razão, enfim, agora você precisa prosseguir, receba com fé a esperança o que vem do Senhor e não desista!

Declare hoje com fé esta Palavra: "Nossa esperança está no SENHOR; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, SENHOR, como está em ti a nossa esperança."- Salmo: 33.20-21.

Prossiga e nunca perca nos dias de trevas o que Deus lhe deu na luz!

Texto cedido gentilmente pelo autor e publicado no site da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos.

Para solicitar autorização para reprodução entrar em contato pelo e-mail contato@pibnet.com.br


Leia também
Uma nova esperança
As alegrias da liderança
O vinho acabou

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/existe-esperanca.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Existe esperança
Autor: Carlito Paes

Mais Lidos

carregando...

Comentários