Cultura da honra - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > Cultura da honra

Cultura da honra


Publicado em 09.07.2018
Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá (Êxodo 20.12).

A tirania do Egito distorceu a visão e o relacionamento do povo de Israel com autoridades, fazendo deles um povo insubordinado e obstinado. Sua rebeldia nasceu no hábito de reclamar (Nm 11, 14), percorreu o caminho da implicância por questões pessoais (Nm 12) até chegar ao extremo do motim contra Moisés por causa da ambição pelo poder (Nm 16). Ao invés da cultura de honra do Reino, viviam debaixo da cultura de rebeldia do Egito.

A cultura de honra do Reino começa na vida de criança com a honra aos pais. Daí a clara instrução reforçada pelo apóstolo: Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra (Efésios 6.1-3). O benefício é claro: vida longa sobre a terra.

Em seguida, toda pessoa é estimulada pelo Senhor à honra aos mais velhos, como foi escrito: Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor (Lv 19.32). Quando aprendermos a honrar as pessoas a quem vemos, aprenderemos a temer a Deus a quem não vemos. Quem respeita os mais velhos será por eles estimado (Leia: 1 Tm 5.1a).

O Novo Testamento amplia o ensino da honra aos líderes da igreja: Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino (1 Tm 5.17; leia: Hb 13.7). Jesus havia ensinado que quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá galardão de profeta (Mt 10.41). Ou seja, quem respeita os dons do Espírito sobre o outro será por eles beneficiado.

A Bíblia também ensina honra aos superiores no trabalho: Empregados, obedeçam a seus patrões e tenham respeito por eles ... Trabalhem com um sorriso no rosto, tendo sempre em mente que não importa de quem venham as ordens, pois vocês estão servindo a Deus. O bom trabalho resulta em boa retribuição da parte do Senhor, sejam vocês escravos ou livres (Ef 6.5-8 - A Mensagem). Ou seja, a retribuição virá da parte do próprio Senhor.

Na esteira de pessoas a honrar, outro importante destaque é a honra às autoridades públicas: Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos (Rm 13.1-2 - NVI). O texto afirma que a desonra traz condenação sobre si. Quem honra as autoridades será por elas honrado (v.3).

Por fim, e mais importante, resta-nos render honra ao Senhor, não apenas com os lábios, mas de coração (Mt 15.8) e de maneira concreta e prática: Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Pv 3.9,10). O benefício é ser saciado e farto pelo próprio Senhor.

Cultura de honra significa adotar estilo de vida de estimar, valorizar e respeitar outra pessoa. Procurar a própria honra, não é honra (Pv 25.27). Os benefícios são preciosos. Não há qualidade de vida sem a presença de honra na vida. Quer seja no ambiente da família, vizinhança, igreja, trabalho ou na vida civil, prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês (Rm 12.10b). 

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
Honrando os que vieram antes de nós
Verbos poderosos: Honrar 
O velho pastor e o jovem pastor

 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/cultura-da-honra.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Cultura da honra
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários