A lenha da contribuição - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > A lenha da contribuição

A lenha da contribuição


Publicado em 11.11.2014
"Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9.7c)

No capítulo nove da segunda carta aos coríntios, Paulo dedica um bom espaço para incentivar os irmãos a compartilharem seus recursos com outros mais carentes e necessitados, deixando claro que existe uma grande alegria reservada para a contribuição. Ela acontece em pelo menos três dimensões.

A primeira dimensão é que a contribuição voluntária e generosa gera alegria no coração de quem dá.

O doador jamais pode contribuir por constrangimento, coerção, ou obrigação. Ao contrário: Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria (2 Co 9.7) Aquele que contribui tem o privilégio de aliviar a dor do outro, trazer conforto ao próximo, ajudar o necessitado, alimentar o faminto, dar água ao sedento, abrigar o órfão, cuidar dos velhos, amparar crianças indefesas, libertar o oprimido. A lista de oportunidades é infindável. Mas, qualquer que seja o projeto, nele haverá uma grande alegria reservada ao doador.

A segunda dimensão é que a contribuição voluntária e generosa gera alegria no coração de quem recebe.

Paulo sabia muito bem a reação efusiva e positiva no coração daqueles necessitados que receberiam as doações. Por isso, escreveu: Porque isso que vocês fazem (doação) não somente ajuda o povo de Deus que está necessitado, mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus. Eles darão glória a Deus, pois esse serviço que vocês estão prestando mostra a eles como vocês são dedicados ao evangelho de Cristo, que vocês aceitam e seguem. E eles também darão glória a Deus pela oferta generosa que vocês estão dando a eles e a todos os outros (2 Co 9.12-13 NTLH). Aqueles que recebem em momento de profunda necessidade são cheios de alegria e gratidão.

Por último, a contribuição voluntária e generosa gera alegria no coração de Deus.

Prova da alegria no coração de Deus é que ele dá mais ao generoso para que tenha com o que compartilhar com o próximo: Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras. E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês. Ele fará com que vocês sejam sempre ricos para que possam dar com generosidade (2 Co 9.8, 10-11 NTLH).
Este é o princípio ensinado por Jesus: dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão (Lc 6.38).

Oração: Assim como o Senhor sempre foi doador, dando sua própria vida, ajude-me a ser sensível e generoso na prática de dar o dízimo e ofertar aos necessitados. Em nome de Jesus, amém.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
Solidariedade e a Igreja
A importância do outro em nossa história
Liberalidade: o dom de repartir

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/a-lenha-da-contribuicao.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: A lenha da contribuição
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários