Honrando os que vieram antes de nós - Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral > Honrando os que vieram antes de nós

Honrando os que vieram antes de nós


Publicado em 18.02.2014
Em todas as gerações, Deus tem levantado pessoas para que através destas o reino Dele e a Sua vontade se manifeste na terra. Pessoas que marcaram a história bíblica, os séculos. Pessoas que não foram reconhecidas e pessoas que pela permissão de Deus tiveram um destaque em sua época.

Quando olhamos para as gerações passadas, encontramos homens e mulheres que gastaram a vida, deram o tempo e até morreram por causa do evangelho e deixaram marcas em suas gerações. Pessoas estas que o mundo não era digno. Pessoas comuns, cantores, líderes, missionários, profetas, mestres e tantos outros que desejaram levar a cruz e anunciar Cristo como o centro da mensagem que eles carregavam.

Lembro-me de Asafe escrevendo um Salmo e dizendo: "O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não encobriremos a seus filhos, contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez". Sl 78:3-4

Tenho visto muitas pessoas de outra geração ensinando o que aprenderam, dedicando suas vidas ainda para abençoar a geração atual, disponibilizando coisas preciosas do reino, fortalecendo e cuidando de muitos, anunciando um evangelho puro e simples, o evangelho do Reino de Deus. Porém também tenho visto uma parte de minha atual geração não se importando com o que a geração antiga tem ensinado, desejando ser independentes acreditando que irão longe se caminharem assim e desprezando o que já passou.

A Bíblia diz que "Uma geração louvará a outra geração..." Sl 145:4. Creio que nós como geração atual, precisamos honrar as gerações passadas, ouvindo-os, recebendo seus conselhos e ensinamentos, guardando no coração o que Deus já os ensinou e praticando coisas preciosas que Deus os deu. No entanto, só estamos aqui hoje e anunciando o evangelho com muita liberdade no Brasil porque outras gerações já pagaram um alto preço para que isso pudesse acontecer. Não estou dizendo que Deus não tenha coisas novas, mas estou dizendo que não podemos remover os marcos antigos e muito menos nos esquecer deles.

Uma geração mais jovem tem se esquecido de honrar os mais velhos. Uma geração mais jovem tem achado que pode andar sozinha, que não precisa de mais ninguém. Muitos em minha geração estão se esquecendo do fundamento, daquilo que tem dado suporte e sustento para construirmos mais coisas neste edifício.

Isaac Newton, famoso Físico e Matemático, disse algo muito importante sobre tudo o que estou escrevendo: "Se vi mais longe do que outros homens, foi porque estava de pé sobre os ombros de gigantes".

Isaac Newton não estava sobre os ombros de gente famosa, mas sobre ombros de gente que tinha muito o que o ensinar e que o apoiava completamente. Gente com quem ele podia contar.

Quero que minha geração se apoie nos ensinamentos ou nos ombros dos gigantes que Deus levantou e ainda tem levantado para que possamos aprender a andar com Deus. Quero que minha geração não seja orgulhosa por achar que pode andar sozinha ou que recebeu uma nova revelação, sendo que a Bíblia que tem perpetuado gerações é a maior revelação que precisamos.

Creio que se honrarmos a geração antiga, se ouvirmos os seus conselhos e se buscarmos a Deus com fogo no coração como eles buscaram e ainda tem buscado, teremos uma geração futura que também ouvirá o que temos aprendido, uma geração que não se esquecerá do Deus que temos servido, uma nova geração que terá paixão e fogo, unção e vida, que fará de Jesus o centro de suas vidas e que clamará por alianças.

Que a nossa atual geração se arrependa da independência, pois se ouvirmos os ensinamentos, a próxima geração também nos ouvirá. Se guardarmos o que Deus já fez, a próxima geração guardará o que Deus ainda fará. Precisamos honrar os que vieram antes de nós.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com 

Leia Também 
Gente digna
Verbos poderosos: Honrar
O velho pastor
No entendimento das gerações

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-pastoral/honrando-os-que-vieram-antes-de-nos.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Honrando os que vieram antes de nós
Autor: Rafael Fernandes Pires Veloso

Mais Lidos

carregando...

Comentários