Força de vontade - Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral > Força de vontade

Força de vontade


Publicado em 19.08.2014

Crianças nos ensinam muitas lições. Meu filho, quando ainda criança, me ensinou uma lição muito grande: ‘se você tiver muita força, conseguirá fazer dar certo'. E no caso dele, foi força mesmo. Tínhamos em casa um aparelho de videocassete e, ao procurarmos o controle remoto, não o encontramos. Tentamos ligar o aparelho manualmente, mas ele também não funcionou. Quando o levamos à assistência técnica, descobrimos o que havia acontecido: meu filho havia empurrado o controle remoto para dentro do videocassete. E, pelas marcas que ficaram no controle remoto, ele fez muita força para conseguir isso!

A palavra força tem como significado "vigor, robustez, poder ou energia". Por força entendemos "uma causa capaz de produzir efeito" (Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa). Quanto maior a força, maior será o efeito. E, pensando dessa forma, podemos entender melhor a expressão "força de vontade". Essa expressão substituiu a palavra volição, que é um processo cognitivo pelo qual uma pessoa se decide a praticar alguma ação ou realizar algo. É um esforço deliberado, baseado nas emoções, e que dá condições de que tal ação se concretize. Quanto maior for essa "força emocional", maior será a possibilidade de vitória naquilo que se almeja fazer.

Muitos projetos pessoais ou de terceiros não dão certo porque nos falta exatamente essa força de vontade, seja ela para implementar os nossos projetos ou para fazer parte da execução de projetos de outras pessoas. E quando nos falta essa força, não conseguimos o efeito necessário, seja o comprometimento, a criatividade, a força física, a produção, enfim, na falta de força de vontade, acabamos perdendo a condição primeira para a execução. Talvez seja por esse motivo que alguns escritores, como John Maxwell, apelam para o envolvimento emocional das pessoas em determinado projeto antes do início da execução. "Uma pessoa motivada terá força para implementar um projeto, por mais difícil que seja. Uma pessoa desmotivada desanimará rapidamente, até diante de um projeto de fácil execução" - comenta John Maxwell em sua obra O líder 360°.

Produzindo força de vontade! 

Pessoas precisam de motivação, envolvimento emocional, ou força de vontade. Sem isso, raramente haverá êxito no cumprimento de metas, obtenção de bons resultados ou até mesmo cumprimento de simples tarefas. Como promover a força de vontade nos outros? Várias ferramentas podem ser utilizadas, e praticamente todas esbarram na motivação. Pessoas motivadas, em geral, criam força de vontade, pois seu emocional acaba tendo uma disposição quase natural para o envolvimento com aquele ou aquilo que os motivou. É por isso que precisamos ter cuidado com a fonte de motivação das pessoas, pois elas podem até se dedicar a coisas erradas, desde que estejam motivadas. E para promover força de vontade em nós mesmos? Aqui nasce um grande dilema, pois, na liderança, por vezes não teremos a motivação de terceiros para gerar em nós uma disposição de ação. A força de vontade pessoal dependerá muito de qualidades inerentes do líder, dentre elas, um bom equilíbrio emocional e até mesmo uma resolução de fazer o que for necessário para a equipe, comunidade ou igreja.

Líderes precisam desenvolver uma força de vontade quase que inerente à própria liderança. Tenham motivação externa ou não, eles devem encontrar a motivação dentro de si mesmos para seguirem em frente e desenvolverem seus projetos e ações. Por isso, boa leitura, participação em congressos ou seminários, conversa com amigos, estudos e outros elementos são indispensáveis para manter o líder bem motivado e emocionalmente estável. Costumo dizer que "Líderes são como poços. Em geral, as pessoas só tiram coisas deles, raramente colocam". De certo modo, isso é verdade: líderes dão motivação, nem sempre recebem motivação. Desenvolva força de vontade em sua equipe e em si mesmo. Isso resultará em ações cada vez mais bem realizadas.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Trabalhar com paixão
Motivação
Feedback: responsabilidade de todo líder

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-pastoral/forca-de-vontade.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Força de vontade
Autor: Guilherme Ávilla Gimenez

Mais Lidos

carregando...

Comentários