Liderança 360º - Uma liderança diferente - Liderança Geral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Geral > Liderança 360º - Uma liderança diferente

Liderança 360º - Uma liderança diferente


Publicado em 02.10.2007

Existe um conceito de liderança muito interessante e que tem sido popularizado por alguns autores como Bill Hybells e o conhecido mestre da liderança John C. Maxwell, em seu livro Líder 360° (Thomas Nelson Brasil).

Este conceito expõe a perspectiva de que a liderança não é apenas uma questão de posição em uma pirâmide ou o poder recebido sobre um determinado grupo de pessoas.  Ser um “líder 360°” significa ter a consciência e desenvolver propositalmente a sua influência sobre todas as pessoas que estão ao seu redor em um ângulo de 360°, mesmo aqueles que estão acima de você em um sistema de liderança formal.

Como John Maxwell lembra, citando o chamado “mito da posição”, muitos caem nesse mito quando afirmam: “Não posso liderar se não estiver no topo”. Muitos acham que ser líder é apenas uma questão de posição, acham que só estarão exercendo algum poder de liderança se estiverem acima de alguém ou de um grupo, em uma posição clara e formal de autoridade. Mas isso não corresponde à verdade total dos fatos.

Ser um “líder 360°” é para todos, pois todos nós temos, ainda que sem perceber, algum poder de influência sobre as pessoas ao nosso redor. Citando novamente Maxwell, ele nos lembra, em “As 21 irrefutáveis leis da liderança”, que “a verdadeira medida da liderança é a influência – nada mais, nada menos”.

Talvez a diferença fundamental entre um líder que está exercendo uma liderança formal, por estar em um posto de autoridade, sobre os outros é que se espera dele a devida e direta influência na forma do exercício de sua função de líder. O “líder 360°” pode estar em uma posição hierárquica inferior na equipe, mas sua influência pode ser difundida de forma positiva em todas as direções. Para cima, para os lados e para baixo. Muitas pessoas que têm um grande potencial para influenciar outros, mas não estão ao em cargos ou funções oficiais de liderança, ignoram este potencial e acabam desperdiçando uma excelente oportunidade de deixarem uma marca importante em seu contexto de vida, seja profissional, seja familiar ou eclesiástico.

Tendo exposto um pouco deste conceito, quero usar dois modelos bíblicos dessa liderança 360°. Um no Antigo Testamento e outro, no Novo Testamento, visando tornar mais clara e encorajadora esta verdade para todos nós.

Modelo um - Uma jovem escrava – 2 Reis 5: 1-5

Aquela menina hebréia que vivia dentro da casa de uma família que não era a sua, em meio a um povo que não era o seu, ao ver o seu “senhor” (líder) diante de uma situação sem saída, em sua simplicidade expôs a sua influência 360°. Ela era pequena, frágil, sem voz, uma simples escrava judia. Porém, frente a uma situação diante da qual ela tinha algo a dizer, não perdeu tempo. Ela falou de um homem de Deus que vivia em Israel – Eliseu – e Naamã poderia ser curado.

Aquela palavra desencadeou um processo onde até o rei entrou em cena para encorajar o seu grande general Naamã. Através da influência daquela singela menina algo extraordinário aconteceu e Naamã foi curado, o nome do Senhor foi reconhecido e exaltado. A Bíblia diz que: “... Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel” (2 Reis 5.15, NVI).

Outro aspecto marcante nessa história foi o fato de que o coração maligno e interesseiro de Geazi foi revelado (conforme 2 Reis 5.20-27). Precisamos lembrar também que foi a esposa de Naamã quem levou a palavra da jovem escrava ao seu marido, o que não deixa de ser mais um modelo desse poder da liderança 360°.

Imagine se aquela menina tivesse ficado calada, pensando coisas do tipo: “Eu sou apenas uma pobre menina escrava, não tenho nada a dizer.”

Nenhuma solução teria sido encontrada para uma dificuldade tão terrível como a doença do seu patrão, e nós não estaríamos aprendendo sobre isso agora.

Modelo dois – Um menino com o seu lanche – Jo 6:1-13

Um grande problema: uma multidão a ser alimentada, mas não havia recursos financeiros e, mesmo se os houvesse, não havia onde comprar comida para tanta gente. O que fazer? Onde encontrar solução? O  líder dos lidere, Jesus, estava ali, mas a liderança 360° de um jovem que trazia um pequeno lanche foi usada por Deus para mudar aquela situação.

Imagine se aquele menino tivesse se escondido e escondido o seu pequeno lanche? Um dos maiores milagres narrados na Bíblia não teria sido registrado.

Os preocupados discípulos certamente não deram muito valor à pequena oferta do menino, mas aquele pequeno lanche nas mãos do grande líder Jesus se transformou em uma poderosa solução. Milhares de pessoas foram alimentadas.

Aquela jovem escrava na casa dos seus senhores na Síria e aquele menino em meio àquela multidão nos servem de modelo para nos lembrar que não há ninguém que não possa contribuir com a sua presença. Àqueles de nós que se encontram em posições formais de liderança, nos alerta sobre a necessidade de estarmos atentos e sensíveis à presença, sugestões, necessidades e recursos pessoais daqueles que estão perto de nós, sob a nossa liderança, ou ao nosso lado na missão de liderar.

Costumo sempre dizer que um líder deve ter a visão, mas não necessariamente terá todas as idéias, e muitas dessas idéias podem vir de alguém que exerça sua liderança 360°.

Você que não está sentado na cadeira do chefe também é um líder. Há alguém acima de você, abaixo de você e ao seu lado que espera e precisa receber a sua benéfica influência. Não se esconda, acredite em você, ofereça a sua sugestão, dê o seu conselho, compartilhe a sua solução, ofereça o seu “singelo lanche”. Muitos poderão ser alimentados, curados, edificados, encorajados e abençoados pela sua liderança 360°, uma liderança diferente.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Um líder de sucesso
Tripé da liderança saudável
Liderança cristã: agir x reagir 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-geral/lideranca-360-uma-lideranca-diferente.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Liderança 360º - Uma liderança diferente
Autor: Ednilson Correia de Abreu

Mais Lidos

carregando...

Comentários