Depois de um quilo de sal - Liderança Geral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Geral > Depois de um quilo de sal

Depois de um quilo de sal


Publicado em 15.09.2009

"Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram." Lucas 24.30,31

Há uma expressão no interior do país que diz que "você não conhece alguém antes de terem comido pelo menos um quilo de sal juntos". Faça as contas de quantas refeições são necessárias para essa quantidade de sal. Não há ambiente melhor para conhecer alguém.

A essência do trabalho de um líder é desenvolver relacionamentos saudáveis com seus liderados. Aliás, a essência do evangelho é que, em Cristo, fomos reconciliados em nosso relacionamento com o Pai (Rm 5.10) e, através do seu Espírito, somos chamados a um relacionamento em paz com o próximo (Ef 4.3). A síntese dos mandamentos foi justamente esta (Mc 12.28-31). A natureza da Trindade é o relacionamento perfeito de unidade (Jo 17.21). Na perspectiva bíblica não poderíamos esperar algo diferente do trabalho do líder.

Programa Conselho de Jetro - Quilo de Sal
Assista ao Programa Conselho de Jetro - "Quilo de Sal" (1m57s), baseado neste artigo
Mas, na prática, a teoria é outra. Sejamos sinceros em concordar como é difícil desenvolver relacionamentos edificantes e profundos. Isso exige demais. O caminho mais fácil é o da superficialidade e do foco no trabalho e nas coisas.

Minha sugestão é começar esse relacionamento fazendo-se conhecido. Apresente-se como você é. Não é tarefa fácil, pois somos treinados a esconder nossos medos, anseios, tentações, limitações, fraquezas e até nossos projetos e expectativas. Cuide de não se mostrar forte, inabalável, infalível e demasiadamente puro. Isso será um grande contraste com o mundo pragmático, cheio de aparências e de jogos políticos. Mas estamos falando de Reino de Deus.

O relacionamento só crescerá se você também estiver desejando conhecer seu liderado. Faça perguntas. Tenha disposição em ouvir as palavras ditas e as não ditas, mas comunicadas de alguma maneira. Busque no Espírito mais discernimento que julgamento de valor. Cuidado quando o assunto é somente outra pessoa, ou coisas e tarefas. Queira conhecer o que pensa, sente e espera em relação às várias dimensões da vida. Compreenda seus sonhos, aspirações, angústias e ansiedades. Ausculte o coração. Enfim, abra-se para conhecê-lo.

Em termos de relacionamento interpessoal, quando há verdade sem amor, cria-se inimizade e rancor. Quando há amor sem verdade cria-se hipocrisia e superficialidade. Mas no meio de um relacionamento verdadeiro e amoroso sempre há espaço para a ministração do Espírito de Deus. Ministrar e ser ministrado: eis o resultado.

Esse foi o método de Jesus. Exige tempo e muita disposição, mas seus olhos serão abertos e você reconhecerá Cristo na vida do outro "depois de um quilo de sal".

Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia Também:

Como se relacionar com pessoas difíceis
Trate diferente pessoas diferentes

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-geral/depois-de-um-quilo-de-sal.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Depois de um quilo de sal
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários