O desafio de motivar pessoas - Gestão de Pessoas - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Gestão de Pessoas > O desafio de motivar pessoas

O desafio de motivar pessoas


Publicado em 08.11.2016
Muito se fala em motivação, mas pouco se faz de concreto para motivar nossas equipes no dia a dia. Existem várias formas de trabalhar a motivação nas empresas. Quero aqui mostrar uma forma simples de iniciar este processo.

Motivar em liderança é "fazer fazer", isto é, motivar para que outros façam. Delegar desafios é a ordem.

De acordo com uma pesquisa da revista "Exame - Melhores e Maiores Empresas para se Trabalhar", o aprendizado e desenvolvimento profissional é o segundo fator mais importante para satisfazer e motivar os funcionários dentro da empresa, portanto sua prática é fundamental para manter uma equipe motivada.

Estabelecer desafios maiores 

O processo motivacional não deve ser aplicado somente em equipes. O princípio básico é aplicar em nós mesmos estabelecendo desafios maiores que nossas habilidades. O desafio tem um grande poder de transformação, pois neste momento busca-se conhecimento para atingir e superá-los. E o conhecimento reduz muitas incertezas. Desafios extraordinários proporcionam pessoas extraordinárias.

Existem algumas armadilhas. Muitos gestores acabam entregando atividades para sua equipe sem conhecer o potencial de amadurecimento destes. Neste momento ocorre a ansiedade patológica que resultará num efeito contrário, isto é, a desmotivação total da pessoa.

Delegar desafios é fundamental para mantermos a equipe com os motivos necessários para a ação. "Delegar Desafios" é uma forma simples e econômica de desenvolver nossas equipes, dando a elas a oportunidade de crescimento, aprovando e orientando em cada tarefa concluída, gerando o incrível sentimento de satisfação pelo dever cumprido.

Olhar para a evolução 

Aprenda a olhar não apenas para frente, mas também para trás. Observe o quanto do caminho você já percorreu. Não há combustível melhor do que saborear os frutos de sua evolução.

E olhe também para os lados. Acompanhe o que seus concorrentes estão fazendo, mas não se deixe influenciar por isso. Dê atenção ao que é imperativo e ignore todo o resto. Siga as batidas do seu coração.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
Como motivar você e a sua equipe
Motivação
Força de vontade

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/gestao-de-pessoas/o-desafio-de-motivar-pessoas.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: O desafio de motivar pessoas
Autor: Gilclér Regina

Mais Lidos

carregando...

Comentários