Engajar as pessoas - Gestão de Pessoas - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Gestão de Pessoas > Engajar as pessoas

Engajar as pessoas


Publicado em 14.05.2013
A palavra-chave para um líder é Resultados. E não há outra maneira de conquistar resultados, a não ser engajando as pessoas e mantendo-as motivadas e focadas em suas metas e ações. Engajar pessoas é proporcionar a elas um real motivo para que queiram empenhar todo o seu potencial. Esse é o grande conceito: proporcionar um real motivo, ou seja, despertar uma vontade interna de colocar no jogo o melhor de suas competências.

Então, a grande pergunta é: Como engajar as pessoas?

1) Compreendendo o projeto de sua responsabilidade:

O líder somente envolverá as pessoas se conseguir que el as se envolvam com o projeto. Exatamente isso, não é apenas o trabalho e sim, o impacto desse trabalho para os resultados da empresa e, muitas vezes, para a sociedade. As pessoas precisam entender muito mais do que somente a tarefa que devem realizar, precisam visualizar os resultados que esse trabalho deve gerar e saber exatamente quais os indicadores que permitem a ela acompanhar sua evolução.

2) Entendendo a causa da empresa e do líder:

As pessoas se comprometem com a causa da empresa ou do líder e não com a empresa ou com o líder em si. Esse é o ponto principal. As pessoas querem empenhar o seu potencial com empresas que se importam com o futuro e com as pessoas. Da mesma forma, as pessoas se comprometem com líderes que se importem com o seu desenvolvimento profissional. As pessoas não se comprometerão com uma empresa apenas porque ela é grande, mas porque querem construir seu futuro nessa empresa. As pessoas não seguirão um líder porque ele é capa de revistas de negócios e sim porque ele permite as pessoas aprender, crescer e contribuir.

Um profissional pode admirar uma empresa, porém, se a empresa não lhe proporcionar chances de crescimento profissional, não valerá a pena comprometer-se. 

3) Respondendo as indagações dos profissionais:

- Aonde a empresa quer chegar?  Vale a pena? Vai ao encontro dos meus ideais?
- O meu líder confia em mim? Ele se preocupa com o meu crescimento profissional?
- Aonde a empresa quer que eu chegue? Onde meu líder quer que eu chegue?

É fato: quando as respostas das questões acima não estão claras, logo a minha visão de futuro se turva e me desmotivo. Não vejo perspectivas de longo prazo para minha carreira e me sinto perdendo tempo. O que posso conquistar dentro dessa empresa? Só um bom salário hoje já não é suficiente.

Porque as pessoas não se comprometem?

PORQUE AS PESSOAS NÃO SE COMPROMETEM?

COMO O LÍDER DEVE AGIR?

Tratamento padronizado

Compreender que as pessoas são diferentes, que não possuem os mesmos valores e as mesmas necessidades. É preciso compreender o que motiva cada um.

Quando não se sentem parte do processo

As pessoas precisam sentir que fazem parte de um processo, das decisões e que são importantes na equipe. O líder precisa deixar claro para as pessoas o impacto do seu trabalho no resultado final da empresa.

Falta de visão de futuro e perspectiva de carreira

Deixar claro para as pessoas os planos da empresa a longo prazo. Onde a empresa pretende chegar? Como as pessoas podem crescer com a empresa?

O profissional não ter uma visão pessoal

Ensinar o profissional a ter visão de longo prazo, executar um trabalho não pensando apenas em dinheiro - plantar pra colher.

Quando se sentem inseguras

As pessoas se sentem inseguras quando não sabem fazer o seu trabalho ou quando a empresa não lhe transmite a sensação de estabilidade. É fundamental que o líder desenvolva constantemente as pessoas e deixe sempre claro o que é preciso para seguir em frente.

Desalinhamento de valores

Para seguir na empresa, tenho que conflitar com alguns valores fundamentais na minha vida como: honestidade, qualidade de vida, família etc.

Quando o ambiente não é saudável

O ambiente é um ponto crucial para o comprometimento das pessoas. O líder precisa se esforçar para manter a equipe sincronizada, colaborativa e integrada.

Quando não são cobrados

A cobrança é um processo natural e precisa acontecer. O líder precisa entender o que está cobrando; As pessoas não se importam com cobranças, as pessoas não suportam injustiças. O líder deve cobrar com assertividade e critérios.

Liderança ineficaz

Líderes com comportamentos inadequados: arrogância, egocentrismo, centralizador. Lidere para as pessoas, não queira ser o astro.

Amigos, engajar pessoas é e sempre foi o maior desafio da gestão. A minha experiência me ensinou que não tem um modo fácil para se conquistar isso, é preciso muito esforço, muita dedicação e um intenso desejo de envolver o time emocionalmente. E só existe uma regra nesse momento - o pleno envolvimento do líder!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade do título, dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia Também:
Visão e persuasão no ministério pastoral
Pensamento sistêmico na prática
A trajetória de ministérios bem-sucedidos

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/gestao-de-pessoas/engajar-as-pessoas.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Engajar as pessoas
Autor: Alexandre Prates

Mais Lidos

carregando...

Comentários