A comunicação interna - Gestão de Pessoas - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Gestão de Pessoas > A comunicação interna

A comunicação interna


Publicado em 26.07.2010
Este é o último artigo de uma série de oito que foi publicada sobre todos os subsistemas em gestão de pessoas. Clique sobre o nome do autor para ler os anteriores.

O mais adequado a uma organização é possuir um departamento de comunicação que possa planejar e desenvolver, tanto a comunicação interna (colaboradores) quanto externa (comunidade). Porém, na prática, isso é um esforço deliberado por apenas algumas organizações. Sendo um número bem abaixo do ideal.

Em boa parte, a comunicação é deixada de lado, por não ser considerada tão importante. Se isso acontece com grandes organizações, imagine quão absurdo seria falar de uma Comunicação Estratégica para uma organização de menor porte. Inviável? De maneira nenhuma.

As pessoas são o início e fim de um processo de comunicação. É a necessidade que temos de falar, ouvir, compreender e agir que faz da comunicação algo indispensável. Por isso deve ter o devido tratamento dentro das organizações, independente do seu porte.

E para estruturar a sua comunicação a organização pode começar comunicando-se com seus colaboradores. Que possuem idéias, sugestões, críticas e soluções sobre procedimentos e ações da organização. Meios de comunicação podem ser criados e inseridos na rotina dos colaboradores. Editais, murais, jornal interno, intranet, pesquisas, reuniões e eventos podem formalizar a comunicação interna. Ações simples como a melhoria do layout e identificação dos setores já fazem grande diferença.

Inicialmente essas ações podem estar associadas à área ou à pessoa responsável pela Gestão de Pessoas. Porém ao perceber, a redução do stress, do desencontro de informações e aumento da compreensão das pessoas, a organização voltará ainda mais o seu foco para a melhoria da Comunicação com os seus diferentes públicos. E buscar um profissional habilitado a conduzir esse processo será um grande desejo da própria organização.

A sugestão de começar a formalizar a comunicação a partir dos colaboradores é porque isso traz as pessoas para uma mesma percepção sobre a organização. A missão, valores e os objetivos ficam claros. Todos sabem para onde estão indo e quais são as expectativas de sua liderança. O comprometimento com os resultados passa a ser algo comum.

Uma comunicação formal, transparente e contínua com os colaboradores evita que projetos sejam iniciados sem a adesão total dos envolvidos. Desperta nas pessoas o interesse em participar cada vez mais da vida da organização, pois elas passam a conhecê-la melhor. Gera identidade. Aproxima a organização das pessoas.

Ao passar por organizações que não deram a devida atenção a uma comunicação estratégica, pude presenciar o lançamento de produtos à comunidade em geral, sem que os próprios colaboradores o conhecessem. Vi colaboradores que concordavam com pressões externas, ainda que a organização estivesse tomando as devidas providências, porém não comunicando essas ações aos mesmos. Conversei com colaboradores que desconfiavam de projetos em que eles mesmos estavam envolvidos.

Por outro lado, em algumas organizações que cuidam da Comunicação pude ver um sentimento de equipe muito maior. Objetivos ousados sendo alcançados e pessoas satisfeitas por saberem da importância do seu papel no todo, divulgando as idéias da organização como sendo delas. Pessoas inspiradas por terem suas sugestões e idéias reconhecidas e motivadas por trabalharem em uma organização transparente que se comunica.

Com isso a organização faz bem a tarefa de casa e percebe que diversos públicos, além dos colaboradores, possuem expectativa em receber essa comunicação. A comunicação cria uma via de mão dupla que traz retorno positivo para todos.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com  

Leia também
A comunicação interna para o desenvolvimento da igreja
Entenda o que é gestão de pessoas
O que um Relações Públicas pode fazer por você?
Entendendo a cultura organizacional

 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/gestao-de-pessoas/a-comunicacao-interna.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: A comunicação interna
Autor: Rafael Favil Santos

Mais Lidos

carregando...

Comentários