A arte de aprender - Gestão de Pessoas - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Gestão de Pessoas > A arte de aprender

A arte de aprender


Publicado em 12.01.2010
Uma das mais desafiantes tarefas de um ser humano tem seu começo no processo de vir a ser. Na primeira competição da vida, entre muitos espermatozóides se dá o experimento da existência. Após inicia-se outro processo, qual seja, o de aprender a ser, numa posição de total de pendência da natureza desde o surgimento do embrião à formação completa que culmina no nascimento. Passa-se então a aprender a depender, o tempo de receber cuidados diários que produzirão a subsistência. À medida que se dá o desenvolvimento humano em suas mais diversas fases e ciclos evolutivos, enfrenta-se o desafio de aprender a não depender, a caminhar em busca da independência em todos os seus contornos. 

De igual forma, ao avançar um pouco mais o indivíduo é levado a um novo desafio, também processual, o aprender a interdepender. Estas três palavras dependência, independência e interdependência, permeiam as etapas a serem vivenciadas, como se nelas se inserisse a compreensão de que desde a primeira corrida, deflagra-se um começo, um meio e um fim, que nos levará certamente a um novo começo, que não terá fim.

Nunca é demais lembrar o peso e o significado destas verdades na pessoa de Jesus, que por amor soube efetivar de maneira ímpar a arte da dependência, da independência e da interdependência, como um cirurgião que ao usar o bisturi com destreza e exímia precisão, chega ao ponto exato de seu alvo. Jesus produziu em sua passagem pela terra e continua a produzir naqueles que Nele crêem as conexões e interconexões fundamentais que auxiliam a prática destes três conceitos.

Importante realçar que, foi nos relacionamentos que tinha com o Pai e também nos relacionamentos que teve com os seres humanos que Jesus produziu as interações precisas, de alvos certeiros, permeadas de misericórdia e compaixão. Assim, aprendeu a ser, aprendeu a depender e aprendeu a interdepender.

Nesta esteira, bom é que se destaque quantos dissabores e dores poderiam ser evitados nos relacionamentos se houvesse da parte de cada um o entendimento de tais premissas.
       
O significado da palavra dependência é submissão. Nas relações interpessoais, muitas vezes os indivíduos deparam-se com variados problemas, seja no âmbito profissional, comunitário, conjugal, fraterno e também nas relações parentais. Impossível é relacionar-se sem observar princípios de hierarquia, limites e submissão.
       
Independência, por outro lado, denota autonomia, a possibilidade, ou o direito de se governar. Há uma falsa idéia, muito comum, de que ao exercer este direito, o indivíduo está se isolando, traindo algo ou alguém. Porém, ser independente é extremamente saudável no que tange a relacionamentos. Pensar diferente e ao mesmo tempo respeitar o pensar diferente do outro, consagra o conceito de interdependência, qual seja, uma dependência mútua. O diferente pensar de cada um que aprendeu a depender e a independer, certamente resultará em maturidade.
Tornar-se um ser humano maduro, conduz ao desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, nutridores e com aprendizados mútuos, provenientes do diferente pensar, que poderão ser convergentes e abençoadores, bem como promover conexões que aproximam os indivíduos uns dos outros e que os aproximem de Deus.

Na parábola do Semeador (Mt.13:19-23), Jesus ensina sobre relacionamentos quando se refere a três tipos de solos e três grupos de pessoas. Ao dizer da semente que foi semeada em boa terra, descreve a pessoa frutífera. Embora não seja perfeita, está envolvida em um processo de crescimento com Deus, consigo mesmo e com o próximo, sendo seu fruto, o amor nos relacionamentos. Tal indivíduo aprende a depender, a não depender e a interdepender. Estas Práticas trazem consigo sempre Graça e Verdade.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Aprenda a dizer não
Até onde amadurecer?
 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/gestao-de-pessoas/a-arte-de-aprender.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: A arte de aprender
Autor: Layne Soares Araújo Ribeiro

Mais Lidos

carregando...

Comentários