Gestão de Pessoas - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Gestão de Pessoas

Artigos » Gestão de Pessoas

  • José Renato Santiago

    A lei da ação e reação

    A Terceira Lei de Newton tem como princípio ativo o fato de toda interação, ação, entre um corpo A sobre um corpo B, gerar uma reação, de mesma direção e intensidade, no sentido oposto. Saiba porquê ela não se torna aplicável em nosso dia a dia.

  • Rodolfo Garcia Montosa

    Distância Zero: Construir pontes

    Existem momentos na estrada da vida que ficamos sem chão. Somente com pontes conseguiremos continuar a caminhada. O livro de Rute conta-nos a linda história de duas mulheres que aprenderam a construir pontes.

  • Ernesto Artur Berg

    As 4 palavras mágicas do relacionamento humano

    Utilizá-las é uma atitude que temos de adotar todos os dias até integrá-las automaticamente ao nosso comportamento. Quando as usamos demonstramos, não apenas, sentimento de consideração pelos outros mas, sobretudo, de boa educação e humildade.

  • Cezar Andrade Marques de Azevedo

    Aplicando a visão

    Vamos aprender a transformar o verbo obrigacional TER em visão, porque ao fazermos isso aliviamos a pressão sobre nosso liderado pelo simples fato de entendermos que nada é instantâneo.

  • Ernesto Artur Berg

    8 Dicas Fundamentais para Superar Impasses

    Muitos impasses são provocados por situações que, à primeira vista, passam despercebidos. Por exemplo: local ou horário inadequado, pessoas ou comportamentos inadequados. Negociações que começam por assuntos conflitantes tendem a emperrar, também.

  • Ivan Postigo

    Buscar profissionais certos ou treinar certos profissionais?

    Como promover um recém-chegado, preterindo um colega, que há décadas sonha com uma determinada posição, ainda que todos os fatores indiquem que a escolha certa seja o novato? Buscar profissionais certos ou treinar certos profissionais é complexo.

  • Ernesto Artur Berg

    Como motivar você e sua equipe

    Como gestor, você deve saber motivar a si mesmo e aos outros. A automotivação é uma questão pessoal. Quanto a motivar a equipe, na verdade, é preciso ficar claro que nenhuma pessoa motiva outra, apenas fornece instrumentos para que ela se automotive.

  • Ernesto Artur Berg

    O que são Relações Humanas?

    Estudos mostram que apenas 15% do sucesso das pessoas deviam-se à competência técnica e habilidade no trabalho. Os outros 85% do sucesso eram fundamentados na personalidade e, sobretudo, na habilidade de saber relacionar-se com pessoas.

  • Silvia Geruza Fernandes Rodrigues

    Impotência x Onipotência

    Sentimo-nos culpados quando achamos que temos a capacidade intrínseca de salvar a humanidade, ou pelo menos aqueles mais perto de nós. Sentimo-nos culpados quando não conseguimos penetrar na interioridade de alguém e fazê-lo sentir-se melhor.

  • Ademir Marques Penteado

    A bondade das pessoas más

    Existem pessoas que simulam e dissimulam com uma facilidade espantosa. Simular é tentar parecer o que não é. Dissimular é tentar não parecer o que é. A simulação e a dissimulação estão impregnadas no caráter e comportamento de quem as pratica.

  • Oswaldo Luiz Gomes Jacob

    O líder e os traços vitais de um relacionamento saudável

    Os três traços vitais de um relacionamento saudável: Amor, humildade e mansidão. O amor tem disposição para ouvir o próximo; a humildade sabe esperar o momento para falar e a mansidão não reage negativamente. Jesus era assim em seu ministério.

  • Rafael Favil Santos

    Liderança: os diferentes estilos e seus resultados

    Basicamente os estilos podem ser classificados em: Autoritário, Democrático, Liberal e Paternalista. Cada estilo possui suas características e todos podem ser aplicados conforme a situação vivenciada.

    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10     próximo