Os estagios da comunicação - Comunicação e Marketing - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Comunicação e Marketing > Os estagios da comunicação

Os estagios da comunicação


Publicado em 10.04.2018
Baseado em Êxodo 4.27-31

"A liderança participativa se faz através da boa comunicação". (João Doria Jr.)

O líder é uma pessoa que comunica ideias. E com suas ideias influencia os liderados à uma ação. Não basta ter uma grande ideia, ainda que essa seja uma direção de DEUS; para o líder e os seus liderados, é necessário saber comunicar. Moisés está empolgado com uma grande ideia que mudará a sua vida e a de todos os hebreus, mas apesar de seu coração estar queimando e desejoso de compartilhá-la com todos, ele observa alguns estágios. Quantos líderes sepultam, antes mesmo do nascimento, as suas grandes ideias? Suas ideias morrem porque não contam com a aprovação de todos. Ainda que sejam ótimas ideias, que realmente tragam mudanças significativas, que conduzam a todos ao crescimento e que seus benefícios sejam incontáveis, ele as vê morrer. A reunião agendada para compartilhar a ideia com propósito de vê-la nascer no coração dos liderados, acaba se tornado o funeral de sua grande ideia. Isso acontece por ineficácia na comunicação, não por falta de uma grande ideia ou de direção de DEUS.

Apesar de Moisés afirmar que nunca teve facilidade de falar, que não conseguia falar bem, (Êx 4.10 - NVI) ele foi um grande comunicador. Aprendamos com Moisés os estágios da comunicação:

Comunique ao líder que exerce o mesmo nível de influência (4.28). Arão era imprescindível na jornada de Moisés. Ele era o encorajador de Moisés, em outras palavras o seu braço direito. Ao encontrar Arão no deserto, Moisés, primeiramente, compartilhou com ele acerca da mensagem que DEUS havia lhe dado e do poder para realizar os sinais miraculosos. Arão se tornou um aliado para junto com Moisés comunicar a ideia para os líderes dos israelitas (v.29). Antes de comunicar a sua ideia ao grupo maior de líderes é preciso encontrar o apoio de pessoas que o ajudarão a "vender a ideia" para os demais líderes. Se não for capaz de influenciar um único líder, como irá influenciar os demais? Havendo rejeição ao comunicar para um único líder, evitamos que a ideia seja "queimada" no grupo maior de líderes. Isso garantirá tempo para trabalhar melhor a ideia antes de comunicá-la ou esperar o tempo de DEUS.

Comunique a equipe de líderes (v.29). Com o apoio de Arão, o encorajado Moisés se reúne com os líderes israelitas e comunica a sua ideia. Antes de comunicar ao povo hebreu a ideia que DEUS colocara em seu coração, ele compartilha com os líderes do povo. Observe bem o texto (v.29-30), veja que Moisés comunica as autoridades dos israelitas e somente no versículo a seguir ele comunica ao povo. Como Moisés vai influenciar o povo, se os líderes do povo não estiverem engajados com a ideia? Uma vez que a liderança toda "comprou a ideia", você encontrará o apoio para comunicar aos demais. A própria equipe de liderança se comprometerá a comunicar a ideia aos demais. Certa vez uma senhora me contou que o marido que gozava as férias planejou uma semana cheia de atividades com os filhos, e eles ficaram muito empolgados com as atividades; em contra partida ela ficou furiosa com o marido, porque não considerou em planejar junto com ela. Assim a equipe de liderança se sente quando a ideia é comunicada diretamente aos demais sem a consideração deles.

Comunique a todos os liderados (v.30). Arão e os líderes dos israelitas são aliados de Moisés na tarefa de comunicar ao povo a ideia. O objetivo final é alcançado: o povo crê (v.31). O sucesso da tarefa de Moisés é atingido porque ele é paciente em comunicar primeiro para Arão, depois comunicar tudo novamente para os líderes dos israelitas e, enfim, se colocar diante do povo e comunicar com paixão e fé a sua ideia. Moisés não teria êxito se tivesse comunicado primeiramente ao povo, Arão e os líderes dos israelitas poderiam se tornar oposição a sua comunicação.

O líder não pode deixar uma grande ideia morrer. É preciso planejar as etapas da comunicação. O sucesso de Moisés foi planejar devidamente os estágios da sua comunicação. Primeiro Arão, depois os líderes israelitas e por último o povo. Não é por falta de grandes ideias que igrejas e organizações não avançam, mas é por falta qualidade e planejamento na comunicação. Não deixem as grandes ideias que DEUS colocou no seu coração serem sepultadas na sala de reunião. Busque a direção a DEUS (Tg 1.5) e planeje a maneira como vai comunicar a ideia. Observe os estágios da comunicação.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
Os 5 estágios da comunicação
Um mapa para a boa comunicação
O líder e a comunicação 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/comunicacao-e-marketing/os-estagios-da-comunicacao.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Os estagios da comunicação
Autor: Olavo Vigil

Mais Lidos

carregando...

Comentários