Artigos

Compartilhe

Liderança Geral

Espiritualidade nas organizações


Confesso que pessoalmente eu nunca achei que um dia as organizações, corporações, empresas e serviços públicos estariam amadurecidas para levarem em conta a idéia da espiritualidade como fator preponderante na carreira de seus colaboradores.

Quando falo em espiritualidade não me refiro a prática religiosa, frequentar ou seguir algum dogma religioso; mas me refiro a algo muito mais intrínseco que é a consciência de uma faceta espiritual dentro de cada um de nós.

O assunto espiritualidade sempre foi erroneamente ligado a contexto religioso ou tido como algo totalmente fora da vivência normal do homem. De fato a espiritualidade mal compreendida leva ao fanatismo, a criação de crendices, a supra valorizar e ampliar algo que é natural do ser humano. Afinal de contas somos compostos do material e imaterial.

Independente de sua formação religiosa ou crença, todos atribuímos algumas coisas ao nosso ser imaterial, então para alguns o homem é dicotomista - formado por um ser material, visível e por um ser imaterial, invisível. Se você for tricotomista - irá acreditar que somos, corpo, alma e espírito; esta última é a mais aceita pala maioria das pessoas, conhecedoras ou não do assunto.

Partamos do pressuposto que somos tricotomista vejamos:

O fundamental é que sejamos seres equilibrados, quando falo em equilíbrio, falo na inter-relação do nosso ser, corpo, alma e espírito. Devemos buscar o equilíbrio entre essas facetas tríplice.

A cobrança social do esteriótipo

A sociedade valoriza em excesso as coisas relativas ao corpo, isso por que nosso sentido visual é o maior responsável pela percepção que temos do mundo, a maioria das coisas são feitas para ser percebida pela visão, contemplamos o belo, exterior, gostamos de ver e admirar as coisas belas ou que se demonstram belas, assim se somos mais influenciado pelo o belo exterior, é por ele que seremos comparado.

Super valorizamos o corpo, pessoas sofrem buscando o corpo saudável sendo que em muitos casos o enfermo é a alma, cobram de si mesmas para atingir o externo sem buscarem melhorar um milímetro se quer no interno. É muito importante a saúde física, mas não é saúde a escravidão da balança, não é saúde a escravidão do espelho, queira ser melhor por fora mas busque essa melhoria por dentro.

Precisamos buscar o equilíbrio físico. Alimente-se bem, escolha comer saúde, deixe os maus hábitos, deixe o cigarro, deixe tudo que você sabe que te faz mal. Buscar a melhoria e o equilíbrio está em conscientizar do que é melhor para si e praticar.

O fragelo das emoções

Temos um ser que chamamos de alma, nela reside os sentimentos, as vontades; mas cada dia mais a humanidade está abandonando esse ser, estamos procurando substitui-la, por coisas visíveis. Quando entristecemos alguém, um filho, ou colaborador e depois que percebemos que não os tratamos de forma correta, deveríamos procurá-los e consertar a situação pedindo perdão, mas não fazemos isso e sim buscamos substituir nosso pedido de desculpa,  presenteando com algum valor material, uma gratificação, ou um brinquedo; a pessoa ferida na alma precisa ser tratada na alma, presentear é bom e importante, mas não substitui a emoção afetada.

Gosto de expor em minhas palestras que só existe uma forma de curar a alma, pedir perdão quando errar, perdoar quando for ofendido e aceitar o perdão quando formos perdoados. Perdão é uma palavra fora de uso, mas rica em seu efeito. Evite pedir desculpa quando deveria pedir perdão, desculpa significa que não tive culpa, outro é que teve.

Outra coisa importante para o fortalecimento da alma e enriquecer o equilíbrio é alimentação correta, mas agora não falo da alimentação física e sim da alimentação emocional. Com que você tem alimentado sua alma? Nossa alma é alimentada pelos olhos, ouvidos e tato. As coisas que vemos alimenta nossa alma; se assistirmos coisas depressivas, certamente seremos depressivos, se ouvirmos notícias e causos depressivos será isso que brotará em nossa alma. Se nossa relação física for ruim nossa alma será ruim também. Assista coisas que te façam rir, comédias românticas, filtre seus ouvidos e deixe passar somente coisas que engrandeça sua alma. Abrace, beije, faça carinho em quem ama e aprenda a receber carinho.

A cadeia do Espírito

Se a alma humana está negligenciada muito mais o espírito humano. Vejo de uma certa forma dois tipos de ser; os que confunde o equilíbrio espiritual e os que por não entender essa necessidade o despreza.

Os que confundem, acreditam que equilíbrio espiritual é uma vida religiosa, a vida religiosa é tão importante quanto a vida social, mas a vida religiosa não substitui a vida espiritual, a vida religiosa é participar das atividades de sua comunidade, seus rituais, cultos, suas atividades. A vida espiritual é a busca de si e de seu criador; é a reflexão e introspecção; é a busca e o alimento de sua origem; é a pura busca de Deus; é a oração solitária, as lágrimas, o confessar, o alegrar com as possibilidades.

O espírito humano não pode ser preso em placas doutrinárias e nem confundido pelas mesmas, o espírito humano por si só busca o seu criador, apesar das intervenções errôneas ele tem encontrado Deus. A saúde espiritual é mais importante que a saúde da alma e a saúde física, isso porque se o homem estiver enfermo no espírito, suas emoções estarão doentes e se a alma adoecer, adoece também o corpo.

Os que desprezam, fazem-o por vários fatores que acima descrevi, muitos não querem buscar o alimento da alma, por que tem visto inúmeros famintos saírem dos cultos religiosos sem saciar sua fome ou sede. Alguns desprezam por não entender que o alimentar o espírito é muito mais que práticas religiosas, muitos desprezam por que buscando Deus, O encontraram mas achando que essa relação era simples de mais a deixaram.

Alimente seu espírito, feche os olhos fale com Ele e Ele falará contigo. "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6"

Quer conhecer as grandezas de Deus? Suba num alto monte e comtemple; quer conhecer o próprio Deus? Feche os seus olhos.

Alguma vantagens de uma pessoa equilibrada

* Consegue viver melhor o relacionamento institucional
* Entende as adversidades dos colaboradores, 
* Compreende e humaniza os desafios, 
* Tem melhor resposta aos fracassos,
* Tem melhor comprometimento com os processos de melhoria,
* Tem a verdadeira capacidade de Amar a tudo e a todos.
* Busque o equilíbrio você não tem nada a perder!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com. 

Leia também
A Terceira Inteligência
A ecdise da mente
Fé no trabalho