Artigos

Compartilhe

Liderança Pastoral

Clareza nas ações

O pensamento é onde ensaiamos a realização de nossos sonhos. E eles saem da dimensão da mente para a realização quando os consagramos a Deus.

A primeira evidência que nossos sonhos foram consagrados a Deus é a clareza das ações necessárias para a realização. Deus sempre orienta todos aqueles que se envolvem em seus projetos. A Bíblia coloca o assunto assim em Provérbios 3.6: "Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas".

A frase "e ele endireitará suas veredas" possui pelo menos dois aspectos importantes.

O primeiro refere-se ao fato que Deus não nos deixa amarrados aos nossos erros. Ele endireita nossa maneira de viver. O segundo aspecto é que Deus nos dirige à uma forma acertada de proceder - ele orienta nossas escolhas. Consequentemente, nossa forma de agir será coerente com o sonho divino. A implicação clara é que Deus definirá nossas prioridades.

Deus não deixará você sem saber o que fazer se seus sonhos são uma causa divina - ele lhe guiará. Leia o texto de Provérbios 3.6 conforme a interpretação da Bíblia viva: "Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso". Toda vez que estamos envolvidos em uma causa divina, Deus tornará claro quais passos deveremos dar! Pode ser que seja um tempo de oração; Talvez, o momento de falar com outras pessoas com o propósito de ter parceiros e intercessores; quem sabe a hora seja de organizar os recursos. Mas algo será claro: Deus lhe mostrará com clareza o que você precisa fazer imediatamente.

Isso não significa que você vai compreender todas as etapas, mas saberá dar o próximo passo confiando Nele. Deus definirá suas prioridades, e elas definirão seu foco na vida! Você saberá claramente onde dar sua atenção, onde colocar suas forças, como usar seus recursos, e claramente quais parcerias estabelecerá (e quais deverá evitar). As prioridades divinas definirão o seu foco na vida.

Pondera a vereda de teus pés! 

Eu sou estimulado pelo que Salomão escreveu em provérbios 4.26-27: "Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal".
Deus deixará claro como deve ser nosso procedimento e a ordem de nossas ações. As prioridades divinas nos livrarão dos desvios que os adversários da causa divina nos apresentarão. As prioridades divinas nos manterão no caminho.
E o caminho não será um peso. Ele será visto como parte do destino vitorioso. Por isso, "Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso".

Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e a fonte como: http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com 

Leia também
A vereda dos justos
Distância zero: conversar com clareza
Tão somente seja forte e corajoso