Artigos

Compartilhe

Reflexão

Essência genuína


E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.(2 Co. 2:14-17)

Diariamente recebemos através dos meios de comunicações uma série de informações que nos colocam diante de novos conceitos e padrões de vida que estão longe de serem verdadeiros. Somos persuadidos a todo momento a mudar nossos objetivos, sonhos e ideais, e seguir modelos preestabelecidos, os quais têm como principal meta "o levar vantagem em tudo", não mensurando as consequências.

Muitas pessoas deixam de levar uma vida honesta e digna e saem em busca de uma carreira profissional que possa  proporcionar um ganho maior, deixando para trás sonhos, valores, princípios e ética. É muito importante em nossa caminhada observar o nosso procedimento e qual a marca que deixaremos nas vidas das pessoas e nos lugares que frequentamos. Está em nossas mãos decidir  como seremos lembrados.

perfume é algo que usamos e tanto pode deixar um aroma suave, como desagradável, dependendo da essência escolhida. Precisamos estar atentos pois existem perfumes que podem parecer verdadeiros, com embalagens atraentes e chamativas, mas os seus conteúdos podem estar alterados.

Deus compara em sua palavra o estrago que uma mosca morta faz em um perfume  com a pessoa que é insensata e que pelas suas palavras ou atitudes pode estragar os planos, por melhores que estes sejam.

"Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra."Eclesiastes 10:1 (NVI).

A melhor  essência que podemos escolher e usar é o Bom Perfume de Jesus Cristo, pois ele  é o nosso maior exemplo e modelo e nos ensina que devemos andar em amor como Ele andou. Jesus se entregou voluntariamente  na cruz do calvário por amor de nós e perdão dos nossos pecados, sendo que este sacrifício de amor chegou ao Pai com cheiro suave.

"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." Efésios 5:2

Ao usarmos o Bom Perfume de Jesus Cristo estaremos deixando marcas da presença de Jesus através das nossas vidas.

Bom Perfume de Jesus  pode ser sentido através:

1) Das nossas palavras
Quando ditas com amor e interesse verdadeiro, deixando uma fragrância suave no ar,  renovando as esperanças e forças de alguém.  "O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial."  Provérbios 27:9

2) Das nossas atitudes
Ao expressar carinho, cuidado, gratidão e despreendimento, como segue na passagem bíblica :  "Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume."  João 12:3

3) Da nossa entrega e do nosso servir a Cristo
Jesus perguntou três vezes  para Pedro:  "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. João 21:15-17

4) Das nossas orações e intercessões 
Pelos que estão aflitos e abatidos em suas almas. "...havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Apocalipse 5:8

Que possamos escolher a melhor fragrância e através de nossas atitudes, palavras, ações e orações exalar o Bom Perfume de Cristo, a essência genuína,  e deixarmos marcas de amor, alegria, encorajamento, justiça e verdade, manifestando desta forma a presença de Jesus Cristo na vida de muitas pessoas.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia também
A gente sabe o que deve fazer
O líder-servo
Coração servil