Artigos

Compartilhe

Administração Geral

Sem tempo I


Toda sociedade está mais ocupada hoje do que há 10 anos. A falta de tempo é notória na vida da maioria das pessoas com quem conversamos.

Mas por que isto acontece? A tecnologia é uma das principais causas, pois com o advento do celular, da Internet e da interatividade televisiva, ela tem envolvido o homem, mesmo sem que ele perceba, resultando sempre em mais ocupação. 
Hoje, muitos estão ligados através do celular 24 horas, outros não conseguem ficar uma hora por dia sem Internet, e assim por diante. Outro fator que tem minado nosso tempo são as redes “fast food” de alimentação: a agilidade percebida com este recurso é excelente, mas os efeitos não são bons; afinal, quem tem este hábito possui má alimentação, além de querer tudo na hora. Na educação, também ocorre este fenômeno. Os cursos de graduação e pós-gradução podem ser feitos em menos tempo e sem que saiamos de casa.

Como conseqüência da falta de tempo, o cuidado com o físico fica como última prioridade, para a maioria das pessoas, resultando em sedentarismo. 
Qual é, então, o grande desafio para todos nós? Viver em equilíbrio, tendo mais tempo para nossa família, trabalho, ministério, lazer etc.

Afinal, quanto tempo tenho?

A todos os homens Deus criou uma igualdade notória: 24 horas por dia. A forma como você administra este tempo vai demonstrar sua habilidade de viver em equilíbrio.

Qual a necessidade de administrar o tempo? A produtividade e a qualidade de vida de cada um está estritamente relacionada à forma de condução do dia de cada um. Podemos perceber claramente que alguns avançam, outros estão parados vendo as coisas acontecerem, outros conseguem ter tempo para lazer, outros nem param para estudar e assim por diante.

Para que você precisa de tempo? Há algumas atividades necessárias para a vida de qualquer um de nós:

• Vida devocional 
• Vida familiar 
• Vida profissional 
• Vida estudantil 
• Vida física (prática de exercícios físicos) 
• Lazer 
• Amigos 
• Férias

Agora, fazendo uma auto-análise, será que conseguimos praticar estas atividades? Qual o cuidado que temos tido para não viver focado em somente uma ou duas áreas principais, esquecendo do resto? Lembremos que a vida não é só algumas ações e sim um composto de várias áreas, que quando praticado gera equilíbrio, paz e saúde.

Um exercício prático é relacionar numa agenda, em intervalos de uma hora, quais são suas atividades realizadas de segunda a domingo. O resultado final será uma compreensão clara do número de atividades realizadas e do tempo alocado a cada uma.

Administrar o tempo exige consciência de sua utilização, muita disciplina, planejamento e organização. Consciência porque se não dermos o devido valor o tempo passa como o relógio, cada minuto não volta atrás e não poderá ser recuperado. Disciplina porque se desejamos ter mais tempo alguma ordem será necessária e horários pré-estabelecidos serão necessários. Planejamento também é essencial. A utilização de agenda na prática, e não somente para anotar e esquecer, é uma necessidade. A programação para o que fazer, quando fazer, com quem e onde fazer, ajuda qualquer um a preparar-se antes da realização de algo, maximizando as atividades e diminuindo as horas para realização de outras tarefas. 
Mas, sem organização, o planejamento não serve para nada. É preciso ordem na hora de realizar as coisas, um compromisso formal consigo mesmo de que não se pode deixar nada para trás, tendo como foco o que foi traçado na fase anterior. 
Resumindo, os ingredientes de uma boa administração do tempo são:

Conscientização + Disciplina + Planejamento + Organização =
VIDA EM EQUILÍBRIO

Tecnicamente, sugerimos estas palavras chaves para alcançar sucesso neste desafio dos tempos atuais, mas a Palavra de Deus também fornece argumentos mais fortes ainda para ter uma boa gestão do tempo.

O texto do Salmo 90:12 diz “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Ou seja, Deus é Senhor do tempo e Senhor de nossas vidas, Ele é quem pode nos dar sabedoria para olharmos para nossos dias e descobrirmos alternativas para fazer mais com menos, dentro do tempo alocado para cada uma das nossas atividades. Quando entregamos a nossa preocupação e ansiedade ao Senhor, eliminamos a pressão advinda destes sentimentos.

Desejamos a todos muita qualidade de vida e o máximo de tempo possível. Peça a Deus sabedoria para mudar comportamentos, rever agenda, dizer não etc.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Sem Tempo II
Administrando o tempo, administrando a vida
Os ladrões do tempo