INSTITUTO JETRO - Mulheres celebram primeiro casamento gay de Portugal

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mulheres celebram primeiro casamento gay de Portugal
Publicado em 08.06.2010

Duas mulheres se casaram hoje em Portugal, no primeiro matrimônio gay realizado no país. No mês passado, foi aprovada uma lei legalizando a união entre pessoas do mesmo sexo na nação europeia. Teresa Pires e Helena Paixão, mães portuguesas divorciadas, na casa dos 30 anos, vivem juntas desde 2003. Elas se casaram em uma cerimônia de 15 minutos, em um cartório de Lisboa.

"É uma grande vitória, um sonho transformado em realidade", disse Teresa, ao abraçar a beijar sua companheira. "Agora somos uma família, isso é o importante." Teresa prometeu continuar lutando pelos direitos dos homossexuais, inclusive o de adotar crianças.

A cerimônia ocorreu menos de um mês após o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, firmar a lei, aprovada pelo Parlamento em janeiro. Portugal é o sexto país da Europa a legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

O governo socialista defende que a lei é parte de suas gestões para modernizar Portugal, onde a homossexualidade era considerada crime até o século passado. Há três anos, o mesmo governo relaxou a proibição ao aborto, apesar da oposição da Igreja Católica, bastante influente no país de maioria católica.

Fonte: Estadao.com.br, 08/06/2010

O conteúdo das notícias é de responsabilidade de seus respectivos autores e veículo de comunicação, não refletindo necessariamente a opinião do Instituto Jetro.

Home  |   Quem somos  |   Cadastro  |   Informativo  |   Quero Colaborar  |   Contato
Av. Higienópolis 2400
|
Londrina/PR. CEP 86 050 000
| Fone:(43)3339-4004 Expertu Comércio Virtual e Marketing Ltda.