Líderes comprometidos com a visão e a transformação - Liderança Geral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Geral > Líderes comprometidos com a visão e a transformação

Líderes comprometidos com a visão e a transformação


Publicado em 18.05.2006

Alguns líderes ficam tão obstinados pelos projetos e metas em si que acabam por descartar pessoas as quais classificam como "peso-morto" ou impecilho à tarefa a ser realizada.

Este problema se agrava à medida que o ativismo não deixa margem de tempo para a reflexão e o exame, não das metas ou da visão, mas da validade das intenções por detrás delas.

Entendo ativismo, no contexto do ministério cristão, como sendo toda ação realizada que produziu em nós uma re-ação para a qual não nos tornamos conscientes; isto é, uma reação que não nos transformou - visto que o pré-requisito para a otimização da auto-transformação é estar atento ao próprio fato de que se está em tal processo.

Mas o que tem a ver essa tal auto-transformação com cumprimento de metas e a consequente realização da visão do líder? BINGO! Essa é a verdadeira pergunta!

O ser humano caído não reflete mais com perfeição a imagem de Deus. A salvação, sob uma perspectiva integral, seria o processo pelo qual Deus recupera esta Sua "imagem e semelhança" naqueles que, mediante a fé em Jesus Cristo, nasceram de novo, inaugurando assim a Nova Humanidade - a Igreja. Esta Nova Humanidade é enviada ao mundo a fim de sinalizar na história a plenitude do Reino de Deus, sendo que este sinal se dá por meio do reflexo do caráter de Cristo a partir do "ser" da Igreja. Até aí, tudo muito bonito.

No entanto, esta comunidade - a Igreja - é constituída por diversos indivíduos que ainda se encontram no processo de restauração do caráter de Cristo, isto é, nós ainda não atingimos a maturidade "à estatura de Cristo". Qualquer visão de um líder de ministério esbarrará justamente neste ponto. Em outras palavras, e usando de muita sinceridade, o problema do Cristianismo é sempre nós mesmos, os cristãos! E isto, porque o Cristianismo nos remete à busca de utopias (a visão, por exemplo) para as quais nós, os cristãos, estamos sempre aquém. Dentro de nós, no entanto, o anseio por transcender nos faz querer ir além (olha só, até rimou). A visão é dada ao líder justamente para ser esta força motriz que nos lança na busca por algo maior, nos põe em movimento, e esta dinâmica do caminho, por sua vez, gera a transformação.

Parafraseando alguém, o caminho é nada menos que o destino tornando-se realidade passo a passo. Nessa linha de raciocínio, "caminho" e "destino" teriam igual peso de importância, visto que uma coisa é a outra, diferindo-se apenas por uma questão de tempo. Se isto for verdadeiro, então Deus contempla o processo como um todo e não somente o resultado final; o "caminho", portanto, é parte de Sua "meta". Nesta perspectiva, a tônica do sistema não está no "empreendimento" em si, mas nos empreendedores; não na coisa-a-ser-realizada, mas nas pessoas que labutam para sua realização.

Por esta razão acredito que um líder cristão pode e deve ser apaixonado por uma visão; mas só irá liderar de fato se estiver comprometido com a maneira pela qual Deus usa a visão com o fim de que as pessoas sejam transformadas no processo de realizá-la. Qualquer visão que não co-opere com este processo divino, não é visão, é delírio. Alcançar a visão sem transformação própria e da equipe é cumprir apenas 50% da meta divina (que, cá pra nós, Ele poderia muito bem cumprir sem a sua ou a minha "ajuda"!).

Que Deus nos capacite e nos inspire a cumprirmos nosso maior desafio como líderes: sermos transformados pelo exercício de ministérios que transformarão a vida de outros!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Por uma liderança eficaz: se for preciso, mude os métodos
Quais os efeitos de uma liderança eficaz?
O líder completo inspira e motiva 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-geral/lideres-comprometidos-com-a-visao-e-a-transformacao.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Líderes comprometidos com a visão e a transformação
Autor: Fernando dos Santos Cruz

Mais Lidos

carregando...

Comentários